AÇÕES PARA EXPLORAR O CRESCIMENTO POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA AMÉRICA DO SUL

  • Valéria Feitosa Moura FEA-USP
  • Cesar Alexandre de Souza FEA-USP
  • José Dutra de Oliveira Neto
  • Adriana Backx Noronha Viana
  • Alex Paubel Junger

Resumo

Esse estudo visou identificar ações para potencializar a utilização de REA na América do Sul. A pesquisa utilizou dados de uma survey com 749 universitátios do Brasil, Chile e Colômbia. A análise de dados foi realizada com a aplicação do teste qui-quadrado utilizando o software SPSS. A redução de custos para os alunos é um dos principais motivadores para utilização dos REA, no entanto, diversas barreiras são identificadas para o seu uso. Concluí-se que o governo tem grande papel para efetivar o aumento potencial de usuários de REA, pois é necessário o estabelecimento de políticas governamentais que estimulem a criação desses recursos nas diversas áreas do conhecimento e com critérios de qualidade adequados, que a barreira do idioma seja amenizada e que os questionamentos quanto a qualidade dos recursos sejam reduzidos, além de investimentos na infraesturua de hardware e acesso a internet e desenvolvimento de habilidade digitais.

Biografia do Autor

Cesar Alexandre de Souza, FEA-USP

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). É professor doutor da Universidade de São Paulo desde 2007 e membro permanente do PPGA/FEA/USP desde 2008. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando como pesquisador nos seguintes temas: gestão e governança de tecnologia de informação, sistemas ERP, informatização de pequenas e médias empresas, novos modelos de negócios digitais, comércio eletrônico e plataformas de redes sociais.

José Dutra de Oliveira Neto

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência, desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle.

Adriana Backx Noronha Viana

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014.

Alex Paubel Junger

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos