O CÂNONE E A LITERATURA MARGINAL DE CAROLINA MARIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DE QUARTO DE DESPEJO
Resumo
Este trabalho objetiva realizar uma análise literária da obra Quarto de despejo: o diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, sob o viés da relação literatura e sociedade. Destaca-se na obra a perspectiva da marginalização da figura feminina negra na literatura brasileira. Para tanto, trataremos da dialética do cânone literário, traçando um paralelo entre as obras selecionadas pela academia para apreciação do público leitor e a chamada literatura marginal, com base em Compagnon (2003), Heloísa Holanda (2004) e Even-Zohar (2007). Por meio de uma pesquisa bibliográfica, faremos a inserção da análise do corpus deste trabalho a partir do livro autobiográfico de sua escritora, uma mulher negra, favelada, catadora de lixo e mãe solteira. Em Quarto de despejo, a literatura cumpre o papel de denúncia, quando a voz de Carolina Maria de Jesus ecoa através da escrita e mantém resistência às opressões.
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Tradução e Introdução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
_____. Teoria da semicultura. In: ______. Revista Educação & Sociedade. Campinas: Papirus, Ano XVII, dez. 1996.
_____. Crítica cultural e sociedade. In: ______. Prismas. Tradução: Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. v. 1.p. 165-196.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: EDUNESP, 1998.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barros Mourão; Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
HOLLANDA, Heloísa. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. 240 p.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2014.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 550 p.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. In: ______. Linguagem e Ensino, vol. 4, nº 1, 2001.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. 252 p.
SCHWARZ, Roberto. Os pobres da literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983. 246 p.
TRIGO, Luciano. Biografia analisa trajetória de Carolina de Jesus, autora de ‘Quarto de despejo’. Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/blog/maquina-de-escrever/post/biografia-analisa-trajetoria-de-carolina-de-jesus-autora-de-quarto-de-despejo.html. Acesso em: 28. out. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).