O CÂNONE E A LITERATURA MARGINAL DE CAROLINA MARIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DE QUARTO DE DESPEJO

  • Rebeca Mendes Garcia Universidade Federal do Tocantins
  • Larissa Cardoso Beltrão Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Literatura marginal. Cânone literário. Carolina Maria de Jesus.

Resumo

 Este trabalho objetiva realizar uma análise literária da obra Quarto de despejo: o diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, sob o viés da relação literatura e sociedade. Destaca-se na obra a perspectiva da marginalização da figura feminina negra na literatura brasileira. Para tanto, trataremos da dialética do cânone literário, traçando um paralelo entre as obras selecionadas pela academia para apreciação do público leitor e a chamada literatura marginal, com base em Compagnon (2003), Heloísa Holanda (2004) e Even-Zohar (2007). Por meio de uma pesquisa bibliográfica, faremos a inserção da análise do corpus deste trabalho a partir do livro autobiográfico de sua escritora, uma mulher negra, favelada, catadora de lixo e mãe solteira. Em Quarto de despejo, a literatura cumpre o papel de denúncia, quando a voz de Carolina Maria de Jesus ecoa através da escrita e mantém resistência às opressões.

 

Biografia do Autor

Rebeca Mendes Garcia, Universidade Federal do Tocantins

Concluiu graduação em Letras na Universidade Estadual de Goiás, pós-graduação em Literatura Brasileira e atuou como professora de línguas na Educação Básica e em Centros de Línguas. Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins. Participa, também, do projeto intitulado; O autor in: Tópicos de Teoria e Crítica Literárias na Literatura Tocantinense, do Campus Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins.

Larissa Cardoso Beltrão, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UnU de Campos Belos (2007). É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas (2010) tendo estudado, durante a especialização, um módulo sobre metodologia do Ensino Superior e mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora substituta na Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus Campos Belos, atuando na graduação e na pós-graduação. É professora efetiva da educação básica no estado do Tocantins.

 

Referências

ABREU, Márcia. Cultura Letrada: Literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Tradução e Introdução: Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

_____. Teoria da semicultura. In: ______. Revista Educação & Sociedade. Campinas: Papirus, Ano XVII, dez. 1996.

_____. Crítica cultural e sociedade. In: ______. Prismas. Tradução: Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. v. 1.p. 165-196.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: EDUNESP, 1998.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barros Mourão; Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

HOLLANDA, Heloísa. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. 240 p.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2014.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 550 p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. In: ______. Linguagem e Ensino, vol. 4, nº 1, 2001.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. 252 p.

SCHWARZ, Roberto. Os pobres da literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983. 246 p.

TRIGO, Luciano. Biografia analisa trajetória de Carolina de Jesus, autora de ‘Quarto de despejo’. Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/blog/maquina-de-escrever/post/biografia-analisa-trajetoria-de-carolina-de-jesus-autora-de-quarto-de-despejo.html. Acesso em: 28. out. 2018.
Publicado
2019-05-09