GESTÃO ESCOLAR: IMPASSES E POSSIBILIDADES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA
Resumo
O presente trabalho é um recorte uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, que inclui um olhar ampliado sobre a gestão escolar e as relações de trabalho na escola. O objetivo geral é, por meio de um relato de experiência, analisar as relações de trabalho de uma escola municipal no munícipio de Belo Horizonte. Para isso, adota-se a perspectiva metodológica de cunho bibliográfico e documental, e destacam-se, nesse contexto, o papel do gestor escolar e as dimensões conflitivas advindas de impasses oriundos das relações em diversas formas e regimes de trabalho, vislumbrando possibilidades de melhorias dessas relações numa gestão democrática da escola, bem como seu reflexo na ampliação destas com toda a comunidade escolar. A análise é permeada por dimensões presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola, enquanto ações alicerçadas em uma prática profissional responsável. Por fim, à luz de alguns autores, como Cury (2009), Japecanga (2000), Monlevade (2001) e Perrenoud (2001), este estudo propõe rever os caminhos que se abrem às possibilidades, como resultados alcançados sob o prisma de uma gestão verdadeiramente democrática.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).