O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PERCEPÇÃO SOBRE O SEU PAPEL NO PROCESSO INCLUSIVO

Palavras-chave: Inclusão. Professor. Percepção. Educação Física.

Resumo

Este estudo teve como objetivo averiguar e analisar a percepção dos professores de Educação Física em relação ao seu papel no processo de inclusão escolar. Fizeram parte da amostra do estudo 18 professores da Rede Municipal de Rio Grande (RS). Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: a construção da identidade docente na perspectiva da inclusão e a percepção dos professores sobre o seu papel no processo inclusivo. Os resultados gerados indicam que o professor tem papel protagonista na construção da educação inclusiva. Além disso, também é apontado que o educador precisa ser reflexivo quanto a sua prática pedagógica, adaptando suas práticas e gerando espaços agregadores e igualitários nas aulas.

Biografia do Autor

Gabriel Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Educação Física (pela UFPel), Mestre em Educação Física (pela UFPel), Especialista em Educação Física Escolar (pela UFPel) e Graduado em Educação Física (pela UFPel). Atualmente é professor na Rede Municipal de Rio Grande e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. 

Gabriel Gustavo Bergmann, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Ciências do Movimento Humano (pela UFRGS), Mestre em Ciências do Movimento Humano (pela UFRGS) e Graduado em Educação Física (pela UFRGS).  É professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

BONOMO, Bruna de Oliveira; MENDES, Ana Nery Furlan. As práticas pedagógicas e a deficiência intelectual no ensino de química: um estudo de caso. In: GUIMARAES, Décio Nascimento et al. (Orgs). Práticas inclusivas na escola: caminhos e experiências. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022. 1 ed. p 59-70. DOI: 10.52695/978-65-88977-64-4.

CABELEIRA, Marciele Dias Santos; JARDIM, Alexandre. Educação especial e os desafios da inclusão escolar. Conjecturas, v. 22, n. 6, p. 953-965, 2022.

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva; PARAÍSO, Marlucy Alves. Profissionais de apoio à inclusão e currículo de formação de professores/as. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-20, 2022.

CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia Napoleão. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27. p. 93-99, Santa Maria. 2017.

CHAVES, José Raimundo Marques; SILVA, Raimundo Rodrigues da; RIBEIRO, Mílvio da Silva. Educação física adaptada: desafios e contribuições na prática pedagógica inclusiva. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 5, p. e453243-e453243, 2023.

CHICON, José. Francisco; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Formação continuada, educação física e inclusão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, 2014.

CHICON, José. Francisco; PETERLE, Ludmila Lima; SANTANA, Monique Adna Galdino de. Formação, Educação Física e Inclusão: um estudo em periódicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, supl., p. S830-S845, abr./jun. 2014.

COSTA, Thaís de Freitas et al. Atividades e práticas na creche: a formação docente na perspectiva da inclusão. Revista Valore, v. 7, p. 7060, 2022.

CUNHA, Raíssa Forte Pires; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar. Revista Práxis Educativa, v. 12, n. 2, 2017

LIMA-RODRIGUES, Luzia Mara Silva; RODRIGUES, David António. Agenda 2030: desafios da pedagogia inclusiva à educação física. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 3, p. 721-739, 2020.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017.

MORAES, Aurilene Pereira de; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Educação Especial: Perspectivas e Práticas pedagógicas no contexto Escolar. ID on line. Revista de psicologia, v. 10, n. 33, p. 141-152, 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 224 p.

MORAIS, Milena Pedro; RODRIGUES, Graciele Massoli; FILGUEIRAS, Isabel Porto. Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar. Pensar a Prática, v. 22, 2019.

OLIVEIRA, Guilherme Saramago et al. Grupo focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa?. Cadernos da Fucamp, v.19, n.41, p.1-13/2020. ISSN 2236-9929.

RODRIGUES, David Antônio; LIMA-RODRIGUES, Luzia. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 317-333, maio/ago. 2017. ISSN 1809-4309. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002.

ROZENDO, Jefferson Florencio et al. Inclusão escolar: um estudo acerca da perspectiva dos professores na educação especial. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 2, p. 687-698, 2023.

SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva et al. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 356-372, 2017.

SANTANA, Taís de Sousa Galdino; BEZERRA, Ramile Ferreira de Andrade; COSTA, Ademarcia Lopes de Oliveira. Formação docente e inclusão: caminhos de construção. Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte, v. 8, n. 1, p. 96-101, 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia científica. 25 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Publicado
2024-12-02