DOS UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS: NOTAS DE ANÁLISE DOS UTENSÍLIOS PARA/DO MÉTODO MÚTUO NO BRASIL (1827-1828)

Palavras-chave: Método Mútuo. Lei Geral de Instrução Pública. História da Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar e analisar a trajetória  do Método Mútuo no Brasil na primeira metade do século XIX e sua presença na História da Educação Brasileira através do Compendio explicativo sobre o Methodo do Ensino Mutuo, produzido em 1828 e outras fontes documentais. Em geral, também objetivamos refletir sobre as deduções e inferências que os processos históricos, principalmente no tema da História da Educação, permitem produzir. Em 1827 foi promulgada a Lei Geral de Instrução Pública que mandou criar em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, escolas de primeiras letras com a oficialização do Método Mútuo de ensino. Focalizamos, a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), os procedimentos e utensílios utilizados para o ensino da população no Império brasileiro. 

Biografia do Autor

Luiz Tiago Gomes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Pedagogia (pela UERJ).

Washington Dener dos Santos Cunha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado e Bacharel em História (pela UERJ), Mestre em História Política (pela UERJ) e Doutor em História Social (pela USP). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/UERJ). Diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/UERJ) – Mandato 2024/2027.

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Publicado
2024-11-25