A EXPERIÊNCIA DE MÃES ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER NO ESPAÇO EDUCACIONAL
Resumo
O estudo traz as experiências das discentes mães do curso de Pedagogia da Faceli, destacando os desafios, implicações e as estratégias dessas mulheres para conciliar a maternidade e a formação universitária. Através de normas de gênero, as mães muitas vezes são sobrecarregadas como principais cuidadoras, com a necessidade de equilibrar o tempo entre cuidar dos filhos, estudar e trabalhar, o que pode afetar seu percurso na graduação e levá-las a abandonar os estudos, devido à sobrecarga de funções. A pesquisa se concentra em compreender como a maternidade impacta a rotina das mulheres na faculdade. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa revelou que a falta de suporte institucional, a inflexibilidade nos horários acadêmicos e a falta de compreensão dos professores são as principais barreiras enfrentadas pelas mães universitárias, causando um impacto emocional significativo devido à pressão de conciliar múltiplas responsabilidades sem suporte adequado. Além disso, a discriminação e os julgamentos de ordem moral enfrentados por mulheres que tentam conciliar a maternidade e a educação superior foram questões relevantes evidenciadas.
Referências
ALMEIDA, Viviane Cordeiro; SANTOS, Carolina Maria Mota. Trabalho, carreira e maternidade: perspectivas e dilemas de mulheres profissionais contemporâneas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 583-605, 2018.
ALVES, Ana Carla Farias; ALVES, Ana Karina da Silva. As trajetórias e lutas do movimento feminista no Brasil e o protagonismo social das mulheres. IV Seminário CETROS Neodesenvolvimentismo, Trabalho e Questão Social, v. 29, 2013.
ANDRADE, Inara Carvalho de. Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
BETTO, Frei. Marcas de batom: como o movimento feminista evoluiu no Brasil e no Mundo. ALAI, América Latina en Movimento, 2001.
BIROLI, Flávia. Teoria política e feminismo-abordagens brasileiras. Horizonte, 2016.
BITENCOURT, Silvana Maria. A maternidade para um cuidado de si: desafios para a construção da equidade de gênero. Estudos de Sociologia, v. 24, n. 47, 2019
BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha; AMADO, Tina. Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de pesquisa, n. 64, p. 4-13, 1988.
CATANI, Denice Bárbara. Lutas pela profissionalização do magistério no Brasil: a participação das mulheres (1900-1920). Comissão para a igualdade e para os direitos das mulheres: resumos das conferências e comunicações, 1994.
COSTA, Albertina de Oliveira et al. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, 2019.
COSTA, Jennefer Luana dos Santos et al. Desafios da maternidade no período acadêmico: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 11, n. 1, p. e6226-e6226, 2023.
DARIO, Andreza dos Santos Oliveira et al. Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação. 2023.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016.
DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Carla Beozzo (Ed.). História das mulheres no Brasil. Unesp, 2007.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; MACEDO, Elenice Fontoura de Paula. A feminização do magistério em Minas Gerais (1860-1910): política, legislação e dados estatísticos. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Memórias de professoras: história e histórias. Editora UFJF, 2000.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina: o livro que inspirou a revolta das mulheres americanas. Tradução Áurea B. Weissenberg. Petrópolis, RJ: Vozes Limitada, 1971.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
LOPES, Larisse Raphaely da Silva. A Efetividade do programa nacional de assistência estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN. 2022.
LORDE, Audre et al. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 1997.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. reimp. São Paulo: Atlas, v. 310, 2007.
MORAES, Maria Lygia Quartim. Feminismo e política: dos anos 60 aos nossos dias. Estudos de Sociologia, v. 17, n. 32, 2012.
MOURA, Rayanne Alves de. A travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
NOGUEIRA, Conceição. Um novo olhar sobre as relações sociais de género: feminismo e perspectiva crítica na psicologia social. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2001.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote “O passado e o presente dos professores”. NÓVOA, A. Profissão professor. Porto Editora, 1991b. Col. Ciência da Educação, 1992.
OLIVEIRA, Tatiana Viana; SOUZA, Mirian Alves. Mães Na Graduação: política e maternidade nas universidades públicas do Brasil. Simpósio Gênero e Políticas Públicas, v. 6, p. 1769-1785, 2020.
PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história / Michelle Perrot: tradução Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
PERROT, Michele. Michel Foucault e a história das mulheres. O legado de Foucault, p. 63-80, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XIX. autores associados, 2017.
SILVA, Erineusa Maria. As relações de gênero no magistério: a imagem da feminização. EDIUFES, 2002.
SILVA, Jaqueline Soares da. Formação de professores: os desafios das mães universitárias no curso de pedagogia da UFRJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
VIEIRA, Fabiana Rodrigues. Maternidade na graduação e os desafios de ser mãe na atualidade: uma análise da situação das Universitárias da UFT do Campus de Tocantinópolis. 34 f. Monografia (Graduação) - Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).