A EXPERIÊNCIA DE MÃES ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER NO ESPAÇO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Maternidade. Universidade. Educação superior.

Resumo

O estudo traz as experiências das discentes mães do curso de Pedagogia da Faceli, destacando os desafios, implicações e as estratégias dessas mulheres para conciliar a maternidade e a formação universitária. Através de normas de gênero, as mães muitas vezes são sobrecarregadas como principais cuidadoras, com a necessidade de equilibrar o tempo entre cuidar dos filhos, estudar e trabalhar, o que pode afetar seu percurso na graduação e levá-las a abandonar os estudos, devido à sobrecarga de funções. A pesquisa se concentra em compreender como a maternidade impacta a rotina das mulheres na faculdade. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa revelou que a falta de suporte institucional, a inflexibilidade nos horários acadêmicos e a falta de compreensão dos professores são as principais barreiras enfrentadas pelas mães universitárias, causando um impacto emocional significativo devido à pressão de conciliar múltiplas responsabilidades sem suporte adequado. Além disso, a discriminação e os julgamentos de ordem moral enfrentados por mulheres que tentam conciliar a maternidade e a educação superior foram questões relevantes evidenciadas.

Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Doutora em Letras (Ufes). Mestra em Letras (Ufes).  Professora titular de Língua Portuguesa (Faceli). 

Daniel Rafael de Souza, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduado em Pedagogia. Professor da rede pública de Linhares.

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Publicado
2025-05-05