CAMINHOS PARA UMA BOA DOCÊNCIA: O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?

  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Afonso Barbosa da Silva Filho Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa – Itop
  • Kyldes Batista Vicente Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Formação. Educação Física. Docência. Ensino Superior.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever o que os professores do ensino superior em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) dos câmpus universitários de Miracema e Tocantinópolis consideram ser um bom professor. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva exploratória, composta por 14 professores/as efetivos/as pertencentes aos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFT. Foi aplicado aos professores um questionário autopreenchido com uma pergunta aberta: “o que você considera ser um bom professor?”. Os professores demonstraram que para ser um bom professor é necessário considerar as dimensões técnicas, mas não podemos nos afastar das dimensões humanas, sensíveis e relacionais que são estabelecidas e construídas durante os processos de ensino-aprendizagem. Identificamos também que a dimensão política se encontra imbricada, entrelaçada e até mesmo velada nas ações pedagógicas e nos modos de ser professor. Desse modo, indicamos que é necessário encontrar estratégias para a conscientização dessa dimensão.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação (pela UNISC), Mestre e Graduado em Licenciado em Educação Física (pela ESEF-UFPel). Professor efetivo da UFT – Câmpus Miracema.

Afonso Barbosa da Silva Filho, Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa – Itop

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa – Itop. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BRANDTNER, Maríndia; BARDAGI, Marucia. Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 2, n. 2, p. 81-91, 2009.

CÂNDIDO, Cássia Marques et al. A representação social do “bom professor” no ensino superior. Psicologia & Sociedade, v.26, n.2, p.356-365, 2014.

CLAUDINO, J.; CORDEIRO, R. Níveis de ansiedade e depressão nos alunos do curso de licenciatura em enfermagem. O caso particular dos alunos da Escola Superior de Saúde de Porto Alegre. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, n.º 32, pp. 197-210, 2006.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O “bom” professor de Educação Física: possibilidades para a competência profissional. Journal of Physical Education, v. 20, n. 1, p. 17-24, 2009.

CRUZ, Ana Paula Capuano da et al. Quais atributos definem um bom professor? Percepção de alunos de cursos de ciências contábeis ofertados no Brasil e em Portugal. Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, v. 9, n. 1, p. 163-184, 2017.

CUNHA, António Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista, v. 11, n. 2, 2010.

FEITOZA, Leonina Amanda; CORNELSEN, Julce Mary; VALENTE, Silza Maria Pasello. Representação do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia. Perspectivas em ciência da informação, v. 12, n. 2, p. 158-167, 2007.

GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2002.

GRADVOHL, Renata Furtado; LOPES, Francisca Flávia Plutarco; COSTA, Francisco José da. O perfil do bom professor de contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de cursos de graduação. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2009.

MEDEIROS, Palloma Prates; BITTENCOURT, Felipe Oliveira. Fatores associados à Ansiedade em Estudantes de uma Faculdade Particular. Id on Line Revista de Psicologia, v. 10, n. 33, p. 42-55, 2017.

NOGUEIRA, Maria José Carvalho. Saúde mental em estudantes do ensino superior: fatores protetores e fatores de vulnerabilidade. Programa de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa, Portugal, 2017, 268 p.

TRIANI, Felipe da Silva; DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto; NOVIKOFF, Cristina. As representações sociais de estudantes de Educação Física sobre a formação de professores. Movimento, v. 23, n. 2, 2017.

VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo et al. O bom professor: opinião dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, n. 5, p. 95-102, 2011.

Publicado
2019-08-08