AFRICANIDADES, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E O COTIDIANO ESCOLAR: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ÉTNICO-RACIAIS DESDE O SUL
Resumo
O estudo objetivou visibilizar as práticas socioculturais do projeto educativo de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro. Metodologicamente, a pesquisa se aproximou dos estudos nos/dos/com os cotidianos. Cabe frisar que a pesquisa, em seu escopo teórico-metodológico, operou com a lógica de que os sujeitospraticantes participaram efetivamente da construção do currículo, o que permitiu resguardar o protagonismo dos atores sociais ultrapassando a mera aquisição das narrativas como participantes que apenas vivenciaram as ações, garantindo aos estudantes, docentes, pessoal de apoio, equipe diretiva, o espaço de cocriadores de todo o processo de fabricação das produções do projeto Africanidades. Com relação ao instrumento de produção de dados, optamos pela roda de conversa e pela entrevista com perguntas abertas, cuja intenção foi privilegiar as experiências e as narrativas dos atores sociais. Considerando os indícios da pesquisa, salientamos que as ações educativas da escola revelam sinais de uma possível educação antirracista.
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