AFRICANIDADES, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E O COTIDIANO ESCOLAR: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ÉTNICO-RACIAIS DESDE O SUL

Palavras-chave: Educação Antirracista. Cotidiano. Ensino Fundamental.

Resumo

O estudo objetivou visibilizar as práticas socioculturais do projeto educativo de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro. Metodologicamente, a pesquisa se aproximou dos estudos nos/dos/com os cotidianos. Cabe frisar que a pesquisa, em seu escopo teórico-metodológico, operou com a lógica de que os sujeitospraticantes participaram efetivamente da construção do currículo, o que permitiu resguardar o protagonismo dos atores sociais ultrapassando a mera aquisição das narrativas como participantes que apenas vivenciaram as ações, garantindo aos estudantes, docentes, pessoal de apoio, equipe diretiva, o espaço de cocriadores de todo o processo de fabricação das produções do projeto Africanidades. Com relação ao instrumento de produção de dados, optamos pela roda de conversa e pela entrevista com perguntas abertas, cuja intenção foi privilegiar as experiências e as narrativas dos atores sociais. Considerando os indícios da pesquisa, salientamos que as ações educativas da escola revelam sinais de uma possível educação antirracista. 

Biografia do Autor

Marcelo Paraiso Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professor Titular do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 

Joceneide Cunha dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado
2025-05-05