INTERSECÇÕES ENTRE LÉXICO, CULTURA E ENSINO NA PERSPECTIVA DA MULTIMODALIDADE

Palavras-chave: Projeto de Letramento Interdisciplinar. Multimodalidade. Educação Básica. Povos Quilombolas.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar, pensar e propor sugestões didático-pedagógicas para práticas discursivas de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, considerando os conhecimentos sobre os novos modos de linguagem e o letramento multimodal crítico. Para esta investigação, iremos considerar a realidade dos povos quilombolas como pano de fundo. A ideia é que as propostas didático-pedagógicas interdisciplinares, oriundas de um projeto de letramento, partam do contexto de textos multimodais e possam valorizar a história, identidade, as tradições e a memória das comunidades quilombolas. O foco foi, para tanto, os quatro eixos das práticas de linguagem: leitura, produção de textos, oralidade e a análise linguística/semiótica. Esta proposta, assim, a partir de competências e habilidades específicas, dispostas na BNNC (2018) e DCT (2019), esteve fundamentada por campo de atuação/eixos, objetos de conhecimentos e sugestões pedagógicas. E escolhemos, para esta proposta, a realidade do Estado do Tocantins, com vista a contribuir pedagogicamente nas ações docentes, considerando as práticas discursivas de seus alunos, sobretudo, no que concerne à leitura e produção de textos multimodais, e possibilite ao aluno reconhecer a identidade, cultura e geo-história das comunidades quilombolas do Estado.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente e Bolsista Produtividade na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Suiane Francisca da Silva, Universidade Federal do Goiás (UFG)

 Doutoranda em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal do Goiás (UFG). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Palmas -TO.  

 

Maria Socorro Silva, Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestra em letras Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).  Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Palmas –TO e da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc)

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70/Almedina Brasil, 2016.
BENVENISTE, E. Estrutura das relações de pessoa no verbo. In: Problemas de Linguística Geral I. 3. ed. São Paulo, SP: Pontes, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas 2003.
REIS, I. S. O letramento multimodal crítico como uma vivência pedagógica. In: PAIVA, F. J. O.; LIMA, A. M. P. (Orgs.). Pesquisas em análise do discurso, multimodalidade e ensino: debates teóricos e metodológicos. Vol. 3. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.
ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editora. 2012.
ROJO, R. Entre plataformas, odas e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38, n. 1, jan./jul. 2017.
STREET, B. V. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Apresentado durante a Teleconferência UNESCO Brasil sobre “Letramento e Diversidade”. Outubro de 2003.
STREET, B. V. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento desenvolvido, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TASSONI, E. C. M. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS Revista Científica, n. 27, abril, 2012.
TOCANTINS, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Documento Curricular do Tocantins. Tocantins: Seduc, 2019.
VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, nov. 2020.
Publicado
2024-01-22