AS INCORPORAÇÕES, AQUISIÇÕES E FUSÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: À LUZ DE RELATOS DOS GESTORES EDUCACIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  • Francisco Nilton Gomes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Josiane Bertoldo Piovesan Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Wagner de Moura Oliveira Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Suzel Lima da Silva Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Resumo

Os cenários de privatizações do ensino superior e as políticas educacionais se deparam com novos paradigmas. O ensino passa a ser tratado como uma mercadoria, tal processo advindo das políticas neoliberais acaba avassalando um nicho de empresas injetando capital financeiro no setor educacional, gerando fortunas com este ensino, que cada vez mais vai se tornando lucrativo, visto os novos paradigmas de globalização, de tecnologias e de mundos do trabalho. O estudo foi oriundo de um projeto de pesquisa, que vislumbra discutir as incorporações, fusões e aquisições da educação superior no Brasil. Foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, que incluem 100 gestores educacionais atuantes na educação superior no Brasil. Neste papper apresentaremos uma categoria que remete a expansão da educação superior e o olhar de gestores que trabalham na Educação Superior. Para isto apresentaremos recortes de resultados a partir de uma análise quantitativa. Conclui-se que o estudo aqui analisado, que os gestores investigados nesta pesquisa, embora sejam de instituições privadas, não compactuam com este novo modelo educacional, cogitando-se com a eficiência e a qualidade desse ensino. É provocador este resultado, pois são vinculados às instituições privadas. Constatando-se que esses gestores atuam nos gerenciamentos destas instituições superiores, mas não corroboram com o modelo administrativo das IES, os quais são empregados.

Biografia do Autor

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM do Departamento de Terapia Ocupacional, Docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria. É Pesquisador na Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, numa interlocução interinstitucional das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e Porto Alegre (UFRGS) - UFSM.

Josiane Bertoldo Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- UFSM.

Wagner de Moura Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ensino de História.  Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- UFSM.

Suzel Lima da Silva, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2013.  Atualmente é aluna especial do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- UFSM. E-mail: suzellima2@gmail.com

Publicado
2018-11-23