A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a seguinte questão central: Qual a importância do lúdico na aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no componente curricular Matemática? Para tanto, foi necessário conceituar jogos, brincadeiras e ludicidade no ensino de Matemática, assim como aplicar atividades lúdicas nas aulas de Matemática em uma turma da Escola Municipal Professora Ilda Almeida Dutra, no município de Carira/SE. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Diante disso, notou-se um bom desenvolvimento e engajamento por parte dos estudantes, sendo possível concluir que eles compreenderam com maior eficácia a matemática ensinada por meio da ludicidade.
Referências
ANDRADE, Cíntia Cristiane de. O ensino da matemática para o cotidiano. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia. (Org.). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil: Em defesa do ato de ensinar. 3 ed. Campinas, SP: Alínea, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série): matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNNC_EI_EF_110518_versaofinal_sit
e.pdf.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 14
set. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Brasília, MEC/SEB, 2014.
CUNHA, Nylce Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Vetor, 2001.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: IBPEX, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
PAIVA, I. M. R. Brinquedos Cantados. Rio de Janeiro: Sprint, 2018.
PATIAS, Naiana Dapieve; HOHENDORFF, Jean Von. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo. v. 24, e43536, p. 1-14, 2019.
PIAGET, Jean. O raciocínio na criança. Rio de Janeiro: Record,1967.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Uma perspectiva etnomatemática para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. RPM, v. 5, n. 9, p. 56-83, 2016.
UJIIE, Najela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta, v. 9, n. 1, p. 51-59, 2008.
SILVA, Luciana Verêda da; ANGELIM, Clenilson Panta. O lúdico como ferramenta no ensino da matemática. ID on line. Revista de psicologia, v. 11, n. 38, p. 897- 909, 2017.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1994.
VYGOTSKY, Lev. S. Formação social da mente .6. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).