FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFG/JATAÍ - GO
Resumo
O presente texto apresenta algumas conclusões de uma pesquisa que objetivou compreender a escolha pela licenciatura como formação na graduação pelo estudante, o envolvimento no curso e a construção de sua identidade profissional. Partiu-se da premissa que o curso de formação inicial é lócus fundamental para a formação identitária e buscou-se responder como esse processo de deu com licenciandos/as da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. Como procedimento metodológico principal, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas – de todas as áreas do conhecimento - ofertadas na referida instituição e, complementarmente, realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Mediante a análise dos dados, foi possível reconhecer que esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente, revelando a importância dos cursos de formação inicial como determinantes para a construção da identidade profissional dos futuros professores.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).