FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFG/JATAÍ - GO

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás (REJ/UFG)

Resumo

O presente texto apresenta algumas conclusões de uma pesquisa que objetivou compreender a escolha pela licenciatura como formação na graduação pelo estudante, o envolvimento no curso e a construção de sua identidade profissional. Partiu-se da premissa que o curso de formação inicial é lócus fundamental para a formação identitária e buscou-se responder como esse processo de deu com licenciandos/as da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. Como procedimento metodológico principal, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas – de todas as áreas do conhecimento - ofertadas na referida instituição e, complementarmente, realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Mediante a análise dos dados, foi possível reconhecer que esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente, revelando a importância dos cursos de formação inicial como determinantes para a construção da identidade profissional dos futuros professores.

 

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (REJ/UFG)

Doutora em Educação – Faculdade de Educação - USP/SP (2013). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Regional Jataí – Universidade Federal de Goiás (REJ/UFG). Vinculada ao NUFOPE – Grupo de Estudos Formação de Professores e Práticas Educativas – REJ/UFG, desenvolve pesquisas sobre formação docente na educação básica e no ensino superior e sua articulação com políticas educacionais, Conselhos de educação e a qualidade socialmente referenciada.

Publicado
2018-11-23