O POEMA PARA ALÉM DO VERSO: UMA PERSPECTIVA VERBIVOCOVISUAL NO POEMA “NOME” DE ARNALDO ANTUNES
Resumo
Durante muito tempo o verso foi um traço distintivo que nos permitia reconhecer de imediato um texto poético, mesmo mantendo a escrita tradicional ainda sim se torna visível uma grande demanda pela oralidade na poesia. Os experimentalismos performáticos foram propostos desde o século XX por vários movimentos de vanguarda, no entanto foram apenas com a ampliação da tecnologia, mídias audiovisuais e sonoras, que as inovações da poesia concreta se enriqueceram. A partir desses aspectos expostos acima o presente artigo propõe um estudo do poema Nome de Arnaldo Antunes, na perspectiva verbivocovisual, em busca de entender quais as principais criticas apontadas pelo autor/performer/compositor nesse poema. Analises em curso apontam que os novos experimentalismos performáticos contemporâneos estão ganhando espaço e publico pela sua originalidade tanto na literatura quanto na musica. Para tanto realizaremos uma analise do poema NOME de Arnaldo Antunes lançado em livro, disco e home-vídeo, buscando identificar o que ele propõe em sua obra com essa experiência verbivocovisual. Para sustentar essa pesquisa nos apoiamos em Philadelfo Menezes que traça a trajetória da poesia visual, Gonçalo Aguilar, Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, que fazem um percurso e uma cronologia do movimento de poesia concreta no Brasil, dentre outros.
Referências
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