PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO (FÍSICA) ESCOLAR EM PRISÕES E A RESSOCIALIZAÇÃO DE ALUNOS/AS ENCARCERADOS/AS

Palavras-chave: Educação no cárcere. Educação Física em Prisões. Ressocialização. Reinserção Social.

Resumo

O objetivo é discutir de maneira breve a importância e os desafios da educação e da educação física, enquanto componente curricular da escola básica, em espaços de privação de liberdade. Por meio de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, destacou-se a necessidade de a prisão e a escola nela inserida se configurarem efetivamente como ambientes que garantam condições humanizadas para que as pessoas presas possam reintegrar-se à sociedade com uma nova postura e perspectiva de vida. O estudo conclui que a educação física é um importante espaço pedagógico para a formação humana em sua integralidade. Nas escolas em prisões, as práticas corporais podem ser contextualizadas, individual e coletivamente (re) significadas e constituírem-se em experiências positivas que auxiliem na (re) construção do projeto de vida dos/as alunos/as-presos/as. Por fim, ressalta a necessidade da tematização da educação em prisões na formação inicial e continuada de professores/as, a fim de que possam desenvolver conhecimentos, habilidades e competências pedagógicas e socioemocionais que atendam às particularidades da escola no cárcere e dos/as alunos/as presos/as que a frequentam.

Biografia do Autor

Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Graduado em Educação Física pela mesma universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação no Cárcere (GEPGTEC).

Joyce Sampaio Fernandes, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Professora de Educação Física formada pela UEPA. Membro do GEPGTEC.

Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da UEPA. Líder do GEPGTEC. 

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos