A INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS MARCOS REGULATÓRIOS NACIONAIS

Palavras-chave: Internacionalização. Educação Básica. Marcos Regulatórios Nacionais. Cidadania Global.

Resumo

A internacionalização na Educação Básica é uma proposta importante na construção da cidadania global em um mundo conectado. No entanto, são necessárias políticas educacionais alinhadas. Este estudo faz uma reflexão sobre a importância desse processo e a necessidade de adequação de parâmetros e diretrizes ao desenvolvimento de propostas educacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com análise documental e de conteúdo de partes da Lei de Diretrizes e Bases, das Diretrizes Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e de eixos estruturantes dos Parâmetros Nacionais para a Internacionalização na Educação Básica, a fim de identificar seus pontos convergentes. Assim, verificou-se a importância do papel da escola e a necessidade de formação docente para a implementação dessas diretrizes. Concluiu-se que a formação de estudantes globais não se limita ao ambiente escolar, mas deve contar com a comunidade educativa, desenvolvendo projetos de interação entre diferentes povos, intercâmbios culturais e cooperação internacional.

Biografia do Autor

Fabiane Köhler, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Pedagogia (FAPA) com Licenciatura Plena em Orientação Educacional e em Supervisão Escolar, pós-graduada em Gestão Curricular Marista (PUCRS), mestranda em Educação (PUCRS). Atualmente, é diretora do Colégio Marista São Pedro.

Leticia Britz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduada em Letras – Inglês (UNISINOS), pós-graduada em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos e em Educação Especial e Inclusiva (UGF), mestranda em Educação (PUCRS). Atualmente, é professora de inglês do Colégio Militar de Porto Alegre.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia Educacional e doutorado em Educação (UFRGS), e pós-doutorado (LILLAS/Universidade do Texas). Atualmente, é bolsista produtividade 1A do CNPq; coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES/PUCRS) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES); e professora titular da PUCRS.

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Publicado
2024-01-15