CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos e brincadeiras para a inclusão de alunos com deficiência na Educação Infantil. Para atingir tal propósito, buscou-se refletir sobre a Educação Infantil e seus aspectos legais; compreender a importância do brincar, nessa fase inicial da escolarização; investigar como ocorre o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil; analisar as possíveis contribuições dos jogos e brincadeiras para a promoção da inclusão na Educação Infantil e, por fim, identificar e descrever jogos e brincadeiras que podem ser utilizados em uma sala de aula inclusiva. O delineamento metodológico para a produção deste artigo, pauta-se pela abordagem qualitativa, sendo construído e elaborado a partir de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, portanto, que os jogos e as brincadeiras são ferramentas indispensáveis para o uso em sala de aula, uma vez que favorecem o desenvolvimento integral da criança e promovem a inclusão.
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