CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Educação inclusiva. Jogos e brincadeiras.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos e brincadeiras para a inclusão de alunos com deficiência na Educação Infantil. Para atingir tal propósito, buscou-se refletir sobre a Educação Infantil e seus aspectos legais; compreender a importância do brincar, nessa fase inicial da escolarização; investigar como ocorre o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil; analisar as possíveis contribuições dos jogos e brincadeiras para a promoção da inclusão na Educação Infantil e, por fim, identificar e descrever jogos e brincadeiras que podem ser utilizados em uma sala de aula inclusiva. O delineamento metodológico para a produção deste artigo, pauta-se pela abordagem qualitativa, sendo construído e elaborado a partir de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, portanto, que os jogos e as brincadeiras são ferramentas indispensáveis para o uso em sala de aula, uma vez que favorecem o desenvolvimento integral da criança e promovem a inclusão. 

Biografia do Autor

Evelyn Lopes Santos Moulais , Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda do curso de Pedagogia, no Centro Universitário Newton Paiva.

Gabriela Costa Silva Lima, Centro Universitário Newton Paiva

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Auxiliar administrativo no Colégio M2.

Nathalia Barroso Ferreira , Centro Universitário Newton Paiva

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva e Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia (Unicesumar). Atualmente é auxiliar de inclusão no Colégio Professor Roberto Herbster Gusmão - Fundação Zerrenener.

Rodrigo Carlos Pinheiro, Centro Universitário Newton Paiva

Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação Matemática (UFOP), Graduado em Matemática (UNI-BH) e Pós-doutorando em Educação Matemática (UFOP). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor do Centro Universitário Newton Paiva. 

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Publicado
2024-08-12
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos