O SABER E O FAZER: PERSPECTIVAS DA ARTE NA CERÂMICA DE TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA

Palavras-chave: Cerâmica Artesanal. Saberes Tradicionais. Arte de Tradição.

Resumo

O presente estudo que tem sua conclusão durante o curso de pós-graduação do Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE da Universidade Federal do Tocantins propõe-se a discutir os modos de produção da cerâmica de tradição nacional. Essa pesquisa se ampara em metodologia etnográfica (BRAGA, 1988) e referencia-se nos estudos em arte educação propostos por Guimarães (2018). Essa investigação apresentará uma discussão sobre a práxis etnocêntrica aplicada às manifestações da arte e cerâmica de tradição partindo dos pressupostos do filósofo italiano Luigi Pareyson (2001) e do antropólogo francês Lévi-Strauss (2008). Espera-se com essa investigação evidenciar a importância dos saberes e fazeres da cerâmica de tradição enquanto patrimônio da cultura brasileira.

Biografia do Autor

Thiago Francysco Rodrigues Cassiano, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Artes Visuais (pela UNIP), Licenciado em Teatro (pela UFT), Mestre em Educação (pela UFT). Atualmente é professor de Códigos e Linguagens – Artes e professor de Apoio à Tecnologia e Inovação – PROATEC na Secretária de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP.

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Publicado
2024-10-04