DESCONSTRUINDO BARREIRAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO E DO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE SEXUAL

Palavras-chave: Diversidade sexual. Fortalecimento de identidades. Igualdade de gênero. Papel da escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer para o campo da reflexão e da discussão o papel da escola na promoção da igualdade de gênero e do reconhecimento da diversidade sexual, numa perspectiva mais crítica. Para tanto, pautou-se nos aportes teóricos de grandes pensadores e autores cujas obras ajudam a compreender a importância e os desafios de se debater sobre essas temáticas no cenário atual. A metodologia utilizada consistiu-se em pesquisar e analisar estudos já publicados sobre os temas, por meio de bases de dados acadêmicos, livros, textos e revistas científicas. A partir da revisão bibliográfica, evidenciou-se a necessidade de desconstruir os padrões heteronormativos e promover a aceitação e valorização das diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, assim como a superação de barreiras estruturais e estereótipos de determinadas categorias sociais. Trata-se de uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e livre da discriminação.

Biografia do Autor

José Veiga Vinãl Junior , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Linguística pela Universidade de Vigo-Espanha. Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduação em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Educação – Campus I na UNEB-Salvador - Bahia.

Meyre Ane Sampaio Moreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisa em Educação pela UNEB; Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR); Graduada em Pedagogia pela UNEB. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Salvador – Bahia.

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Publicado
2024-12-02