AGROECOLOGIA NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE COAGRICULTORES

Palavras-chave: Agroecologia. Representação social. Comunidade que sustenta a agricultura.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais de coagricultores da Comunidade que Sustenta a Agricultura do Vale do Paraíba paulista em relação à agroecologia. O estudo foi exploratório e de abordagem quali-quantitativa, dividido em duas fases. Na primeira, aplicaram-se questionários sobre dados sociodemográficos a 38 participantes. Na segunda fase, 16 coagricultores com mais de um ano de participação na comunidade foram entrevistados. Os dados quantitativos foram tratados por estatística descritiva, enquanto os qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e interpretados à luz da Teoria das Representações Sociais. A maioria dos participantes eram mulheres casadas, com idades entre 30 e 50 anos, alto nível de instrução e renda. A motivação para integrar a comunidade estava relacionada à busca por uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e comprometida com a sustentabilidade. Nas representações sociais dos coagricultores, a agroecologia era associada a alimentos orgânicos, saúde e respeito à natureza, estando intrinsecamente ligada a preocupações ambientais e interpessoais.

Biografia do Autor

Adriana Mônica Pinto de Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestra em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Letícia Vitória Pinto de Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Graduada em Relações Públicas (pela Universidade de Taubaté - UNITAU), Mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional (pela Universidade de Taubaté - UNITAU).

Alexandra Magna Rodrigues , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora adjunta III do curso de Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais da Universidade de Taubaté.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestra e Doutora em História Social e graduada em História Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É professora na Universidade de Taubaté (Unitau) e do Centro Universitário Sul de Minas - UNIS.

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Publicado
2024-01-15