A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CHILE EM DUAS DE SUAS PRINCIPAIS DIMENSÕES: OS MECANISMOS DE INGRESSO E O SEU PARTICULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • David Arenas Carmona Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana

Resumo

O presente artigo trata de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior Chileno. A pesquisa teve como objetivos analisar a classificação de Instituições em tipologias, identificar, quais são as características ou variáveis que geram diferenças entre as Instituições de Ensino Superior Chileno e ainda compreender o processo de categorização destas Instituições e relacionar com seu processo de seleção.  Assim sendo, o estudo proposto teve como abordagem metodológica a investigação qualitativa. Dentre as três principais correntes, optou-se pelo materialismo dialético como pressuposto epistemológico a ser seguido devido à estreita relação desse pressuposto com a visão de mundo e de sujeito dos pesquisadores, baseada, principalmente, nas contribuições de Horkheimer, Adorno e Marcuse (2005) Pucci (2005), Popper (2010), Richardson (2012), Denzin e Lincoln (2006) e Núñez e Villa (2011).

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Licenciada em Pedagogia, Doutora em Educação. Pós Doutora em Neurociência e Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

David Arenas Carmona, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Licenciado em Pedagogia, Especialista em Docência para o Ensino Superior, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana.

Publicado
2018-11-23