A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CHILE EM DUAS DE SUAS PRINCIPAIS DIMENSÕES: OS MECANISMOS DE INGRESSO E O SEU PARTICULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Resumo
O presente artigo trata de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior Chileno. A pesquisa teve como objetivos analisar a classificação de Instituições em tipologias, identificar, quais são as características ou variáveis que geram diferenças entre as Instituições de Ensino Superior Chileno e ainda compreender o processo de categorização destas Instituições e relacionar com seu processo de seleção. Assim sendo, o estudo proposto teve como abordagem metodológica a investigação qualitativa. Dentre as três principais correntes, optou-se pelo materialismo dialético como pressuposto epistemológico a ser seguido devido à estreita relação desse pressuposto com a visão de mundo e de sujeito dos pesquisadores, baseada, principalmente, nas contribuições de Horkheimer, Adorno e Marcuse (2005) Pucci (2005), Popper (2010), Richardson (2012), Denzin e Lincoln (2006) e Núñez e Villa (2011).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).