FUNDAMENTOS DA VISÃO COMPUTACIONAL: ARCABOUÇO TEÓRICO DO RECONHECIMENTO ARTIFICIAL DE IMAGENS E VÍDEOS

Palavras-chave: Visão Computacional. Inteligência Artificial. Tecnologia. Inovação. Imagens e Vídeos.

Resumo

Este trabalho visa compreender os aspectos da visão computacional sob o prisma teórico. Na contemporaneidade, tal tecnologia é aplicada em diversos segmentos, desde o agronegócio até os serviços relacionados à saúde. Ademais, em consonância às recentes pesquisas, a utilização de mecanismos de visão computacional, em nível mundial, cresce consideravelmente. Tendo em vista essa particularidade, este artigo tem por objetivo central delinear os fundamentos da visão computacional por meio de arcabouço teórico acerca do reconhecimento artificial de imagens e vídeos. Para tanto, classifica-se o presente estudo em pesquisa básica. No que concerne ao processo de coleta de informações, incorporou-se a realização de uma pesquisa bibliográfica por intermédio de revisão de literatura. Nessa seara, destaca-se que foram considerados, especialmente, artigos científicos e livros oriundos das bases de dados Web of Science e Scopus. Em termos de resultados, contribuiu-se com um arcabouço conceitual sistematizado da tecnologia ora discutida.

Biografia do Autor

Bruno Vicente Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, pós-graduado em Gestão Pública e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. É, também, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Filipe Torres de Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL. Também, é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas e Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Possui Especialização em Revisão de Textos pela PUC – Minas e Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado
2024-06-17
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos