HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
O estudo em pauta objetiva apresentar o contexto histórico sobre a educação de surdos a contribuir com o processo de ensino aprendizagem de pessoas com tal especificidade. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, de maneira que foram elencados os principais acontecimentos da história pesquisada, com destaque para importantes avanços. O presente trabalho possibilitou o aprofundamento nas discussões sobre a temática abordada, de maneira que identificou aspectos relevantes, tais como: o surdo sempre foi excluído socialmente sendo subestimado em sua intelectualidade; no decorrer da trajetória histórica movimentos se levantaram na luta pelo reconhecimento de direitos da pessoa surda alcançando conquistas importantes, nomeadamente o reconhecimento legal da LIBRAS como língua oficial da comunidade surda brasileira, o direito a educação com atendimento em Libras. Subsequentemente, a realidade exposta mostra-nos a importância de difundirmos o conhecimento como meio de mitigar qualquer resquício de cultura excludente, dirimindo preconceitos.
Referências
BIBLIA. online, Português. A Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Fiel – ACF. Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil – SBTB. Disponível em:
BRASIL. Lei n. 939, de 26 de setembro de 1857. Fixa a despesa e orça a receita para o exercício de 1858-1859. Coleção das Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, parte 1, p. 37, 1857.
BRASIL. Lei n. º 3.071. Institui o Código Civil dos Estados Brasileiros. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1º de janeiro de 1916.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília, 2002.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.
BRASIL. Lei n. 12.319, de 1 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LÍBRAS. Brasília, 2010. Disponível em:
BRASIL. Lei n. 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, 2010. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm>; acesso em: 07 de março 2023.
BRITO, Fábio Bezerra de. The Especialist: Percursos históricos da luta político-ideológica dos surdos brasileiros por direitos sociais, linguísticos e educacionais. Revista The Especialist, PUC/SP, 2019. Disponível em:
CAPOVILLA. Fernando César; RAPHAEL. Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira: Vol. II: Sinais de M a Z, 3 ed. São Paulo: Edusp, 2006.
CONRAD, Katia Regina. Educação e surdez: Um Resgate Histórico pela Trajetória Educacional dos Surdos no Brasil e no Mundo. RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edição nº 08, 2011. Disponível em:
CRISTIANO, Almir. FENEIS. 17 setembro 2018, atualizado em 19 de março de 2020. Disponível em:
CRUZ, Samara Rodrigues. ARAÚJO, Doracina Aparecida Castro. A história da educação de alunos com surdez: ampliação de possibilidades? Revista Educação Especial. v. 29, n. 55, p. 95 373-384, maio/ago. 2016, Santa Maria. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial; acesso em: 26 de junho de 2023.
DALL’ALBA, Carilissa. SARTUR, Cláudia de Arruda. Letras/libras: curso superior inédito da América Latina. Revista virtual de cultura surda, Editora Arara Azul, 2014. Artigo publicado no IV Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (SENALLP) realizado na Faculdade de Rio Grande/FURG em Rio Grande/RS, 2013. Disponível em:
LEÃO, Renato Zerbini Ribeiro. Os direitos humanos como elemento essencial da sociedade internacional contemporânea. Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos. 2010. Disponível em:
LOBATO, D. S., et al. A Surdez Sob o Enfoque da Inclusão. 1. ed. Belém: UEPA, 2008. 86p.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MINAS GERAIS. Lei n.º 10.379 de 10 de janeiro de 1991. Reconhece oficialmente, no estado de Minas Gerais, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Belo Horizonte, 1991. Disponível em:
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; PANOSSIAN, Maria Lucia; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira. 8° Congresso Brasileiro de Educação Especial: Do oralismo ao bilinguismo: o movimento da legislação e políticas públicas brasileiras. PPGECEM/UNIOESTE, PPGECM/ UFPR, 2018. Disponível em:
NOZU, Washigton Cesar Shoiti. ICASATTI, Albert Vinicius. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação inclusiva enquanto um direito humano. Revista IBICT. Brasília, DF, V.11 N.1, P.21-34, 2017. Disponível em:
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em:
PEREIRA, R. C. Surdez: aquisição de linguagem e inclusão social. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, Ronice Muller de; SZEREMETA, Júlio Felipe; COSTA, Edemir; FERRARO, Maria Luiza; FURTADO, Olinto; SILVA, João Carlos. Exame Prolibras. Florianópolis: UFSC, 2009.
RAMOS, Silvana Calarga. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: Produções didáticos-pedagógicas. Secretaria de Estado da Educação, Volume II, Paraná, 2016. Disponível em:
SAVIANI, D. XX – formação de professores. In: Interlocuções pedagógicas: entrevista ao Jornal das Ciências, da USP de Ribeirão Preto em 2004. São Paulo: Autores Associados, 2010.
SOUZA, Pedro Paulo Ubarana De. Educação de surdos no brasil: uma narrativa histórica. Anais V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em:
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em:
TOMITCH, Leda Maria P.; RODRIGUES, Cássio. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Armed, 2004.
ZIESMANN, Cleusa Inês. Educação de surdos em discussão: práticas pedagógicas e processo de alfabetização. 1 Ed. Curitiba: Appris, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).