COMO SER NEGRO NA SOCIEDADE ATUAL

  • Elsa Cilane Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Tocantins
  • Marinalva Rodrigues da Silva Lima Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: sociologia; preconceito; valores; cultura; identidade.

Resumo

Resumo: Este artigo abordará os fundamentos e as manifestações da discriminação racial e de gênero ao mesmo tempo em que focaliza as bases teóricas articuladas e a ação empreendida no exercício da resistência e da superação, que envolve a construção de novas identidades. Indagamo-nos sobre as diversas abordagens nas ciências sociais dos valores e da cultura, nas questões de raça, racismo, interligadas com as de gênero, conquistas e incertezas. Discutimos então, se a saída implica nas desigualdades sociais, raciais, suas raízes históricas e o contexto ideológico no qual se desenvolveram. Deixando resistência para seus descendentes se para se tonarem cidadãos nas sociedades atuais.

Biografia do Autor

Elsa Cilane Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade das Américas - UNIAMERICAS, possui Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira - ESEA (2010) e graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2008). Atualmente integra o corpo docente da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins - Câmpus Araguatins e do Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem - CEMPAM Araguatins-TO. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em História, Filosofia e Sociologia.

Marinalva Rodrigues da Silva Lima, Universidade Estadual do Tocantins

Graduação em Licenciatura Plena em História - Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. Pós - Graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-Brasileira – ESEA.

Referências

Valente, Ana Lúcia E-F. Ser negro no Brasil hoje. 11 ed. São Paulo: Moderna. 1994 _____________________________________________ Brasil - Relações raciais: 11ed. São Paulo: Moderna 1964.

Nascimento, Elisa Larkim, O sortilégio da cor; identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Sunnus, 2003.

Freyre, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. 23 out-dez-1976. Brasília; Ministério da Educação e Cultura.

Hansenbalg, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro; Graal. 1979.

Silva, Nelson do Vale Hansenbalg, Carlos Natus. Sobre a desigualdade racial e política no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, 25. Dez. 1993.

Nascimento, Abdias: (org.) Teatro experimental do Negro: Testemunhos. Rio de Janeiro: Grd, 1996.

Bobbia, Norberto (1992). A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsurir Editora. 2004.

Silva, Consuelo Dores. Negro, qual é o seu nome? Belo Horizonte; Mazza, 1995.
Publicado
2019-04-03