AS CONTRIBUIÇÕES DA REFORMA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Educação. Reforma Protestante. Martinho Lutero.

Resumo

O referente trabalho diz respeito às contribuições da reforma protestante na educação. A escolha do tema se deu à importância desse marco histórico e cultural nas esferas educacionais, e também, por ser uma temática pouco explorada nos conteúdos didáticos. Os pensamentos e posicionamentos de Martinho Lutero influenciaram uma nova concepção de educação, alterando-a para um ensino que alcançasse todas as classes e gêneros. Lutero também elabora propostas para um novo sistema escolar, incluindo o currículo, a formação de professores e a metodologia de ensino, ministrado de maneira prazerosa para os alunos. Dessa forma, a pesquisa, de cunho descritivo e bibliográfico, foi desenvolvida através da análise de artigos, monografias e livros, examinando os efeitos da reforma protestante e quais contribuições de ensino permanecem de forma direta ou indireta até os dias atuais.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Souza Teixeira Dutra, Centro Universitário Santa Rita (Unifasar)

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Santa Rita (UNIFASAR) e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é professora no Ensino Fundamental I. 

Darlan Roberto dos Santos, Centro Universitário Santa Rita (Unifasar)

Pós-doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Doutor em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Graduado em Jornalismo (UFJF) e Letras (UNIP). É professor no Centro Universitário Santa Rita (Unifasar), Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL).

Referências

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. As origens do direito à educação: Martinho Lutero e a reforma protestante. Curitiba: CRV, 2017.

BARRETO JÚNIOR, Lúcio. Jesus Freaks. Loucas por Jesus: Mulheres que marcaram o mundo. Belo Horizonte: Basileia, 2008.

Bíblia Sagrada para Anotações e Esboços. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2018.

BOYER, Orlando. Heróis da Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

DAMIÃO, Abraão Pustrelo. Renascimento e reforma: interfaces sociais e epistemológicas. Estudos de Religião, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 321-342, set./dez. 2019.

FEBVRE, Lucien. Martinho Lutero, um destino. São Paulo: Três Estrelas, 2012.

GODINHO, Rosemary Sampaio. Renascimento: Uma nova concepção de mundo através de um novo olhar para a natureza. Data Grama Zero, v. 13, n. 1, 2012.

JARDILINO, José Rubens Lima. Lutero e a educação. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2009.

LUTERO, Martinho. Ética: fundamentos, oração, sexualidade, educação e economia. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura Sinodal, 1995. v. 5.

LUTERO, Martinho. Vida em comunidade: comunidade, ministério, culto, sacramentos, visitação e hinos. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura Sinodal, 2000. v.7.

MATOS, Alderi Souza de. A Reforma Protestante do século XVI. Revista de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas da Fama, v.3, n.1, p. 1-20, 2012.

NASCIMENTO, Elizânia Sousa do. A Reforma Protestante e a educação pública: uma reflexão a partir do pensamento de Martinho Lutero. Paideia: Revista do Curso de Pedagogia da Universidade Fumec, Belo Horizonte, v.14, n.21, p. 153 – 173, jan./jun. 2019

RUSSO, Bárbara Ferreira. Os impactos da Reforma Protestante na Educação. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SCHERER, Anelize Severo. O lúdico e o Desenvolvimento: A importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana. 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

SHELLEY, Bruce L. História do Cristianismo: uma obra completa e atual sobre a trajetória da Igreja Cristã desde as origens até o século XXI. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2020.

SOUSA, Carmense Nilda Silva; CONCEIÇÃO, Maria Antônia Santos da. Reforma protestante: as contribuições de Martinho Lutero para a educação. Anais VIII FIPED [...] Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25709. Acesso em: 19 ago. 2023.

VALENTIN, Ismael Forte. A Reforma Protestante e a Educação. Revista da Educação do COGEIME, Belo Horizonte, v.19, n. 37, p. 59-70, jul./dez. 2010.
Publicado
2024-10-04