CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE CIDADES EDUCADORAS: REFLEXÕES CRÍTICAS E POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS

Palavras-chave: Sociologia da educação. Cidades Educadoras. Emancipação social.

Resumo

Esta análise bibliográfica busca estabelecer conexões entre a sociologia da educação e a concepção contemporânea de Cidades Educadoras. Divide-se em três partes: as relações entre sociedade e educação a partir das reflexões teóricas de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber; a sociologia da educação segundo Pierre Bourdieu (escola de classes e a reprodução cultural); e o conceito de Cidades Educadoras como perspectiva capaz de contemplar a relação entre educação e sociedade de forma emancipatória. A sociologia da educação oferece base teórica para o aprimoramento da ideia de Cidades e Territórios que Educam e Transformam. As contribuições abrangem desde a análise das desigualdades educacionais até a promoção do engajamento comunitário. Conclui-se que a interseção entre a sociologia da educação e o conceito de Cidades Educadoras colabora no desenvolvimento de abordagens educacionais mais inclusivas, participativas e socialmente conscientes, com potencial de contribuir para a construção de sociedades mais justas e emancipatórias.

Biografia do Autor

Thiago Dutra de Camargo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Educação Integral. Graduado em História e em Pedagogia. Professor no Curso de Formação de Secretarias da Educação da Região Sul do Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação. 

Carolina Magalhães Wanderlei de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Gestão Pública. Graduada em Administração pela Universidade de Brasília - UnB. Servidora pública federal, atualmente no cargo de Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Edna Alves Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC. Professora da Rede Municipal de Educação de Malhada de Pedras-BA.

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Publicado
2024-09-20