ESCOLA E FAMÍLIA: DAS POLÍTICAS INDUTORAS AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Resumo
O artigo versa sobre a relação família e escola, as indicações da agenda educacional dos organismos internacionais e as contribuições da didática crítica para a aproximação família e escola. Para a construção do estudo realizamos revisão sistemática. As discussões visam compreender a concepção de relação escola e família contida na proposta dos organismos internacionais e destacar as contribuições da didática intercultural para a aproximação escola e família. Ao compreendermos a natureza social e complexa da educação. A qual são pertinentes várias discussões e reflexão sobre diversos aspectos e características do ensino e aprendizagem e, consideramos que a perspectiva da relação, diálogo e aproximação escola e família é uma faceta do fazer educativo que, também, necessita ser estudada para promovermos práticas educativas mais inclusivas, participativas, significativas, dialógicas e democráticas.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed.Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento 19 resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ZEN, Cláudio Orlando Costa do Nascimento; ZEN, Giovana Cristina. Didática - abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019.
SANTOS, Fabiano. A centralidade do professor na agenda educacional internacional: estratégias de consenso e terceirização. In: LIBÂNEO, José C.; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. Didática e currículo: impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Espaço Acadêmico; CEPED Publicações,2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1GUminJ_NzTyQRtL7ph16v1goQ5fOvJ87/view. Acesso em 20/07/2021.
UNESCO. Educación para todos (EPT) en América Latina y el Caribe: Balance y Desafíos. Lima/Perú, 2015. Disponível em: https://reduca-al.net/narrativa_red/archivos/Declaracion-de-Lima.pdf. Acesso em 20/07/2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).