INTERSECCIONALIDADE NA SALA DE AULA: LIÇÕES DE PAULO FREIRE

Palavras-chave: Interseccionalidade. Paulo Freire. Educação. Identidades. Prática Pedagógica.

Resumo

Este trabalho acadêmico explora a interseccionalidade em diálogo com as ideias de Paulo Freire na educação. O objetivo principal é, através da pedagogia de Freire, reconhecer as complexas identidades dos alunos, incluindo gênero, raça e classe social, e como essas identidades se interconectam. A metodologia envolveu a análise teórica da interseccionalidade, bem como um estudo da vida e obra de Paulo Freire. A discussão destaca a importância de considerar as experiências únicas dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo. O diálogo entre interseccionalidade e Freire oferece uma base sólida para uma prática educacional mais significativa e sensível às complexas identidades humanas, promovendo a conscientização, o diálogo e a libertação.

Biografia do Autor

Hirlene de Oliveira e Silva, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Graduada em Letras (pela UNIPAM) e em Pedagogia pela Faculdade Intervale, especialização em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante -  FAVENI, Pedagogia Empresarial pela Faculdade Intervale e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Administração, Ciências, educação e Letras – FACEL, mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro - Educadores.

Thaísa Haber Faleiros, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutora em Direito pela PUC – Minas, Mestrado em Direito pela Universidade de Franca – UNIFRAN, pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade de Uberaba e graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é docente colaborador do Curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos