CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE NO PERIÓDICO CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS (2015 A 2020)

Palavras-chave: Avaliação em Larga Escala. Currículo. Políticas de Educação.

Resumo

Esta pesquisa se pauta na análise dos artigos publicados no periódico Currículo Sem Fronteiras no período de 2015 a 2020 e tem como objetivo verificar a relevância ou a recorrência dos estudos sobre as políticas de avaliação em larga escala e levantar possíveis lacunas que necessitam ser investigadas. De caráter documental, a partir da pesquisa do tipo Estado da Arte, com base nas análises realizadas, a investigação aponta a complexidade das políticas de avaliação em larga no Brasil e seus impactos nas organizações curriculares na educação básica e na prática docente.

Biografia do Autor

Elisângela Aguiar Oliveira Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, Bahia

Graduada em Pedagogia (UESB), Mestre em Educação (UESB) e Diretora Pedagógica da Rede Municipal de Vitória da Conquista, Bahia.

Flávia Cristina Batista Caires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Pedagogia (UESB), Mestre em Educação (UESB) e Doutoranda em Educação (UESB). É Professora Assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação (UFSCar). Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago./2002.
FIGUEIREDO, Carla; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. O desenvolvimento do currículo no contexto de uma avaliação de escolas centrada nos resultados: que implicações? Currículo Sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 646-664, set./dez. 2016.
IVO, Andressa Aita; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas gerenciais em educação: efeitos sobre o trabalho docente. Currículo Sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 365-379, mai./ago. 2015.
LINDBLAD, Sverker; PETTERSSON, Daniel; POPKEWITZ, Thomas S. Os poderes comparativos dos números e o conhecimento antecipado do número na educação. Currículo Sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 9-22, jan./abr. 2020.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, 2015.
MACIEL, Leni da Silva; DIAS, Rosanne Evangelista. Implicações produzidas pela avaliação externa no trabalho docente: uma análise em escolas do município de Duque de Caxias-RJ. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 895-914, set./dez. 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JORGE, Tiago Antônio da Silva. As políticas de avaliação, os docentes e a justiça escolar. Currículo Sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 346-364, maio/ago. 2015.
PEREIRA, Talita Vidal. A pesquisa curricular na virada cultural conservadora: os limites da normatividade curricular. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 910-922, set./dez. 2019.
RIBEIRO, William de Goes; AZEVEDO-LOPES, Ronnielle de. Conhecimento-investimento e currículo meritocrático: a projeção utópica liberal da “cultura de excelência” à política curricular no Brasil. Currículo Sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, set./dez. 2017.
ROSA, Sanny S. da. Políticas regulatórias, subjetividade e os entraves à democracia na escola pública brasileira: Contribuições à pesquisa curricular. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 844-867, set./dez. 2019.
SANTOS, Geniana dos; DESTRO, Denise de Souza. Qual é o lugar da formação humana nas políticas curriculares contemporâneas? Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 893-909, set./dez. 2019.
SANT'OVAIA, Carlos; COSTA, Estela. Os testes nacionais como Instrumento de Ação Pública no sistema educativo português: processos de “problematização” e de “preconização”. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 171-189, jan./abr. 2020.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Emocionalização, algoritmização e personalização dos itinerários formativos: como operam os dispositivos de customização curricular? Currículo Sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, set./dez. 2017.
TURA, Maria de Lourdes Rangel; NOGUEIRA, Márcia de Paula Pinto. Discussões em torno da avaliação municipal do ensino fundamental de Macaé/RJ. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 915-927, set./dez. 2018.
Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos