PROTAGONISMO JUVENIL: POSSIBILIDADES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Aprender com sentido. Protagonismo juvenil. Leitura. Produção textual. Formação docente.

Resumo

A leitura, nesses tempos em que somos bombardeados por informações e o pensamento faz--se raro, apresenta-se como alternativa que ajuda o leitor a se construir, a imaginar outras possibilidades, a sonhar, a expandir seus horizontes. O presente estudo discute, nesse sentido, práticas docentes alinhadas às necessidades de jovens do século XXI a partir da inserção de acadêmicos do curso de Letras em um Projeto de Extensão Universitária, o Jovem Aprendiz.  Assim, no intuito de aguçar e aprimorar o desejo de alunos adolescentes pela leitura e ampliar a sua competência leitora, aplicou-se um projeto de leitura e produção textual, mais especificamente de crônicas, com uma turma de alunos, com idade entre 15 e 19 anos. Análises preliminares indicam que quando os alunos têm clareza dos objetivos e veem sentido naquilo que lhes é proposto, as chances de os objetivos de aprendizagem serem atingidos se ampliam, trazendo subsídios interessantes tanto para a formação docente como para a permanência dos jovens na escola.

Biografia do Autor

Natalia Krein Oliveski, Universidade Feevale

Graduada em Letras pela Universidade Feevale. Atualmente é Head Teacher em Escola da Rede privada da região do Vale dos Sinos.

Vitor Macedo, Universidade Feevale

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Feevale. É mestrando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Bolsista CAPES.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), graduada em Letras pela Unisinos e em Pedagogia. É professora pesquisadora e extensionista na Universidade Feevale.

Referências

ABRAMO, Helena. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas de juventude. Brasília: SNJ, 2014.

BRASIL (2021). Edital PROEXT- 2016. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17188-proext-01-2016-edital&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 set. 2023.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr 2002, n.19, p.20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1413-24782002000100003&Ing=en&nrm=iso Acesso em: 24 ago. 2023.

LARROSA, Jorge. La experiência de la lectura: estudos sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VOLMER. Lovani. Mostrar? Esconder? Seduzir? O papel do narrador em obras do PNBE 2010. Tese (Doutorado em Letras) Caxias do Sul -UCS, 2015.
Publicado
2024-01-15