DA ESCRAVIDÃO AO PRECONCEITO CONTRA OS POBRES: A DIFICULDADE DO ACESSO À LEITURA E À ESCRITURA

  • Antonio Carlos Silva Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: escravidão; Lei Áurea; leitura; ódio; negação da cidadania.

Resumo

Leitura ainda é dificuldade, apesar dos esforços acadêmicos. Insegurança assusta discentes recém-chegados ao Ensino Médio. Escravidão que durou três séculos e meio, marcou a alfabetização iniciada com filhos dos oligarcas, vista como privilégio durante a colônia. Imigrantes chegam no Império. Com o fim da escravidão (Lei Áurea-1888), escravos são abandonados, ódio é transferido a negros, índios e pobres. 1ª República é marcada por lutas sociais, trabalho e cidadania, mas falta acesso à leitura, educação e trabalho, condições para chegarmos ao século XXI.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Silva Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorando em Letras (UFT, 2014 - bolsista CAPES). Pós-Doutor em Letras (PUC-Rio, 2011). Doutor em Teologia (PUC-Rio, 2009 - bolsista Stiftung Auxilium). Mestre em Teologia (PUC-Rio, 2005 - bolsista CAPES). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UGF, 1990 - bolsista CREDUC). Bacharel em Teologia (STBSB, 1983). Membro da equipe de mídia na 8ª Assembleia da Federação Luterana Mundial (1990, Curitiba, Brasil), na viagem de estudos à Europa a convite do Comitê de Igrejas Protestantes da Alemanha (1995, Géneve/Suíça e Bonn, Berlin e Bad Oldesloe/ Alemanha); na reunião da diretoria do Conselho Mundial de Igrejas (2001, Potsdam e Berlin, Alemanha); na reunião do Conselho da Federação Luterana Mundial (2002, Wittenberg/Alemanha); na assembleia da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (2007, Buenos Aires/ Argentina); na Conferência Edimburgo 2010 (2010, Edinburgh/Escócia). Pesquisador na Cátedra UNESCO de Leitura (PUC-Rio) (2014). Editor dos blogs Dialogar: Transcender a Palavra (2011), Leituras (2014) e Informativo Araguaína (2016). Membro da Comissão Organizadora do I Simpósio Internacional de Teologia (PUC-Rio, 2008, Rio de Janeiro, Brasil). Temas: Religião, Diálogo Inter-religioso, Leituras, Literatura e Mídias Sociais.

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutor em Letras (Universidade da Beira Interior), Pós-Doutor em Letras Clássicas (Universidade Federal da Paraíba), Doutor em Letras (Universidade de São Paulo), Mestre em Letras (Universidade de São Paulo), Graduado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Católica de Santos), Graduado em Letras (Universidade de São Paulo), Licenciado em Português (Universidade de São Paulo).

Referências

CARDOSO, C. F. S. A crise do colonialismo luso na América Portuguesa – 1750-1822. In. LINHARES, M. Y. (Org). História Geral do Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. São Paulo: Saraiva, 1964.

LÁZARO, André. Prefácio. SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia M. K. Mediação de Leitura; discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

MARCONDES FILHO, C. Fascinação e miséria da comunicação na cibercultura.
Porto Alegre: Sulina, 2012.

MARCONDES FILHO, C. (org.). Vivências eletrônicas. São Paulo: NTC, 1996.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.

NOBRE, Carlos. O negro na Polícia Militar: crime, cor e carreira no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010.

SOUZA, Jessé. A construção da subcidadania. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

________. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

________. Subcidadania brasileira. Rio de Janeiro: Leya, 2018.

Um olhar sobre a educação. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/metade-dos-brasileiros-adultos-nao-concluiu-o-ensino-medio. Acesso em 12 de setembro de 2018.
Publicado
2019-04-03