COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO PARA O ENEM? ANÁLISE DE POSTAGENS DE UM PERFIL DO INSTAGRAM

Palavras-chave: Concepções de Língua(gem). Texto e Escrita. Redação do ENEM. Instagram.

Resumo

As tecnologias digitais modificaram as relações entre os indivíduos com o tempo, logo, o ensino sofre alterações para se adequar às novas interações, como ocorre com o Instagram. Portanto, professores aderiram à rede como ferramenta de ensino da redação do Enem. Portanto, este trabalho analisará as publicações de um perfil público, com cerca de 42,8 mil seguidores e 669 postagens, proposto a ensinar práticas para a produção da redação do ENEM, objetivando refletir sobre concepções de texto e escrita fundamentadas nas propostas sugeridas pelo perfil, e o possível produtor de textos que essa orientação pode formar. Logo, baseamo-nos nos estudos de Geraldi (2011), Koch e Elias (2010) e outros. Os resultados apontam para postagens baseadas em uma perspectiva de língua e de escrita como código e que não colaboram para a formação do produtor de textos autônomo.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciada em Letras – Português e Espanhol (UFRPE). Atualmente, cursa Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UFRPE – EaD).

Herica Karina Cavalcanti de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação (UFPE), Mestre em Educação (UFPE), Especialista em Língua Portuguesa (UPE/Campus Mata Norte) e Licenciada em Letras – Português e Inglês (UPE/Campus Mata Norte). É Professora Adjunta do Departamento de Letras (UFRPE).

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARBOSA, C; BULHÕES, J; ZHANG, Y; MOREIRA, A. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1). 2017
BIADENI, B. Studygrams: comunicação, consumo e os novos modos de estudar do estudante conectado. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belém, 2019
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022.
ELIAS, V. M.; KOCH, I. V. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 15ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.
ELIAS, V. M.; KOCH, I. V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
Resultados do ENEM 2005 – Análise do perfil socioeconômico e do desempenho dos participantes. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2023.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In:______. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. Ebook.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1. ed, 14ª reimpressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Pesquisa mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Disponível em: .
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. V Seminário de Estágio do Curso de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais UEL. 1(2). 1-1, 2012
SILVA, L. B. USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÕES SOBRE PERFIS VOLTADOS À REDAÇÃO DO ENEM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Departamento de Letras. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, p. 23. 2023.
SILVEIRA, F. L. DA; BARBOSA, M. C. B.; SILVA, R. DA. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1101, mar. 2015.
Publicado
2024-01-15