ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANÁLISE DE PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Estágio. Formação docente. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

O estágio obrigatório é um importante elo na formação docente e, com foco nesse objeto, a pesquisa em questão buscou analisar a prática de uma professora supervisora do estágio obrigatório em uma turma do 8º ano no município de Garanhuns. Foram observadas três aulas por dois estudantes em formação no curso de Letras da UPE Campus Garanhuns. O caráter metodológico da pesquisa foi guiado por procedimentos descritivos os quais evidenciaram a relação entre a metodologia de ensino desenvolvida em sala de aula e as possíveis contribuições para a formação docente dos estagiários. As discussões foram embasadas, sobretudo por Geraldi (1991) e Antunes (2003). Os resultados indicaram que as aulas da professora eram dinâmicas, interativas e conseguiam manter a atenção dos estudantes. Além disso, verificou-se o quanto a observação e análise da prática docente ressignificam os pontos de vista sobre o ensino dos discentes do curso de Letras.

Biografia do Autor

Jaqueline Pedro da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Discente do curso de Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Garanhuns. Participa como bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade de Pernambuco (UPE), vinculada ao subprojeto Interdisciplinar Letras e Computação (2022-2024).

Antônio Lourenço de Melo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Discente do curso de licenciatura em Letras e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente, participa como bolsista no Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco - UPE, vinculado ao subprojeto Interdisciplinar Letras e Computação (2022-2024).

Emmanuella Farias de Almeida Barros, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia e em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Referências

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Publicado
2024-01-15