PROPOSTAS AVALIATIVAS DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Oralidade. Livro Didático. Processo avaliativo.

Resumo

A presente pesquisa analisa o processo avaliativo do eixo da oralidade proposto em livros didáticos da educação básica no ensino médio. De caráter qualitativo e documental, o estudo é baseado em autores como Marcuschi (2001, 2006), Dolz e Schneuwly (2004), Luckesi (1998), Hadji (2001), entre outros. Inicialmente foram delimitadas quais tipos de atividades de oralidade são propostas em uma coleção didática. Em seguida, o foco recaiu sobre o processo avaliativo, considerando tanto o Livro do Estudante quanto o Manual do Professor. Os resultados apontaram que a abordagem da oralidade nos livros didáticos é presente; mesmo que de modo ainda incipiente, há atividades que visam desenvolver habilidades orais. No que se refere à avaliação, a coleçãoé lacunar, concentrando seus processos avaliativos no eixo produção escrita.

 

Biografia do Autor

Midian Rebeca Justino de Araujo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui pós-graduação em docência e gestão do ensino superior (UNINASSAU). Graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2022 e 2023.

Ewerton Luna dos Anjos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

Referências

ABREU-TARDELLI, L. S.; VOLTERO, K. M. O papel da ficha de avaliação e da escuta no ensino do gênero seminário. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 13-42, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37031. Acesso em: 11 nov. 2022

BAKHTIN, Michail.Os gêneros do discurso.In:BAKHTIN, Michail.Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 277-326.

BARROS, Fernanda Pinheiro et al. Estações - Língua Portuguesa:rotas de atuação social.São Paulo: Ática, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação.Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. — Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático.Brasília: MEC/SEF,2014.

CHACON, Lourenço.A relação fala/escrita em dados não convencionais de escrita infantil. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, 2021, p. 01-17.

CROS, A; Vila. Os usos formais da língua oral e o seu ensino.In: LOMAS,Carlos (org.). O valor das palavras. Porto-Portugal: ASA, 2003.

DEMO, Pedro. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação. Brasília:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle;SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004, p. 81-108.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.) Avaliação:uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.e. São Paulo: Atlas, 2010.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3.e. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paiva (orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros textuais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004.
Publicado
2024-01-15