INTERNET DAS COISAS (IOT) APLICADA À EDUCAÇÃO – UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM PROTÓTIPO E ESTUDANTES AUTISTAS

Palavras-chave: Educação. Internet das Coisas. Autismo. Inclusão.

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de um estudo referente aos resultados subsequentes de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo principal avaliar um protótipo, baseado na Internet das Coisas (IOT), como recurso pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desse propósito, emergiu o seguinte problema norteador desta investigação: a aplicação do dispositivo tecnológico (protótipo), utilizado como recurso pedagógico, poderá garantir a interação entre professor e estudante autista e potencializar o aprendizado desse sujeito no ambiente escolar? O estudo consistiu em: uma abordagem quali-quantitativa, com revisão de literatura sobre o uso das tecnologias na aprendizagem de estudantes autistas; análise de cunho documental; a coleta de dados a partir de sessões de grupos focais, aplicação de ficha diagnóstica, observação em sala de aula e avaliação do protótipo. O protótipo, elaborado com linguagem de programação na plataforma de prototipagem Arduíno, associada à tecnologia RFID[1], foi avaliado durante as aulas na sala regular e de recursos multifuncional. Quanto aos resultados desta investigação, foram sinalizados pelos participantes da pesquisa pontos positivos quanto à funcionalidade do protótipo empreendido em sala de aula, respondendo que, enquanto recurso pedagógico, poderá ser utilizado no processo de inclusão de estudantes autistas na construção da aprendizagem. No entanto, constatou-se que a sua funcionalidade na educação apresentou algumas limitações, especialmente, quanto à interação com outro, durante o desenvolvimento do aprendizado.

Biografia do Autor

Danúbia de Medeiros Bezerra Boza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora efetiva da Educação Básica - SEDUC/TO e pela Secretaria de Educação Municipal de Brejinho de Nazaré/TO. Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TEA-TDIC/UFT/2022) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (2023).

Humberto Xavier de Araujo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2007) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012).  

Fabiano Medeiros Tavares, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Especialista em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil (2016) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (2022).

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Publicado
2024-01-22