ARTE, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Palavras-chave: Arte na educação. Pedagogia e arte. Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho traz reflexões que se iniciaram no campo de estágio de licenciatura em Pedagogia. No estágio, efetivado em 2019 numa escola municipal, foi realizado o projeto PENSAR COMPLEXO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS, POLINIZAÇÃO, AGRONEGÓCIOS E AGROTÓXICOS: Construção coletiva (SILVA et al., 2019) proposta que compreende a escola como um espaço privilegiado para observação, problematização e reflexão das ações desenvolvidas pelos professores e estagiários, visando práxis criadoras e emancipatórias. Conforme afirma Dallabrina (2014), na maioria das instituições de Ensino Superior, nos cursos de Pedagogia, são habilidades de linguagem artística a Música, as Artes Visuais, o Teatro e a Dança linguagens artísticas, em que se compreende que todas elas devem estar incluídas no núcleo de estudos básicos dos Cursos de Pedagogia, posto que são conteúdos obrigatórios da Educação Básica. A perspectiva de inclusão do ensino das linguagens artísticas na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia permite que o professor unidocente, termo que Bellochio (2002) defende para definir a Pedagoga, possa contribuir na potencialização estéticas dos educandos, não pretendendo substituir os professores especialistas em música, artes visuais, teatro e dança, mas sim, de modo a trabalhar compartilhadamente e colaborativamente com professores especialistas. 

Biografia do Autor

Euvane Guarnieri e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciado em Pedagogia, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Professor de educação básica de Goiás.

Fabiane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na área de Didática e Estágio.

Referências

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Publicado
2023-10-25