O USO DE CLASSIFICADORES EM “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, DE RIMAR SEGALA: ANÁLISE DE UMA PRODUÇÃO LITERÁRIA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

  • Nayara Piovesan Ribeiro Bartolomei Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Vinícius Carvalho Pereira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

Observa-se nas últimas duas décadas uma crescente demanda por estudos sobre produções literárias na Língua Brasileira de Sinais - Libras, os quais precisam ainda lançar as bases para tal campo, definindo corpora, métodos analíticos e referenciais teóricos que contemplem as especificidades das línguas de modalidade visual, a fim de não reproduzirem um paradigma ouvintista que inferiorize a literatura surda. Nessa perspectiva, o presente artigo analisa o uso de morfemas classificadores no texto “Dia internacional da mulher”, produzido pelo artista surdo Rimar Segala, a fim de identificar como tal recurso linguístico, particularmente importante para as línguas de sinais em virtude de sua potência de descrição visuo-espacial, funciona na criação de imagens poéticas por iconicidade. Como resultado, evidenciamos que o uso de classificadores em passagens específicas do texto analisado destaca o valor simbólico das imagens poéticas que eles designam e rompe com convenções lexicais da Libras, desencadeando uma desnaturação estética da percepção frente à língua.

Biografia do Autor

Nayara Piovesan Ribeiro Bartolomei, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em Estudos Literários pelo programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Prática e Tradução/Interpretação da Libras pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras- Libras Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso. Certificada no 7º Exame Nacional de Certificação em Proficiência no Ensino da LIBRAS (PROLIBRAS) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Letras Libras.

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido. Atua principalmente nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Modernas; Literatura Moderna e Contemporânea; Literatura, Mídia e Tecnologia; Semiologia.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos