REALIDADE, ENTENDIMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO 5.0: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Educação 4.0.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a Educação 5.0 no contexto da escola pesquisada, apresentando a realidade, entendimentos dos professores e reflexões a respeito, considerando que esta abordagem é atual e em construção. Para tal, foram aplicados três questionários a professores participantes de uma formação continuada sobre o tema e os dados produzidos foram analisados e apresentados em quatro linhas de discussão: perfil dos professores, entendimentos sobre Educação 5.0, tecnologias digitais e práticas pedagógicas. Percebem-se algumas dissonâncias entre as respostas dos participantes, os quais compreendem a importância da tecnologia digital para o processo de aprendizagem, mas as utilizam raramente e denominam-se alinhados à abordagem 4.0 e 5.0, mas na prática predomina a metodologia expositiva. Para que a Educação 5.0 se torne realidade, destaca-se a necessidade de investir em informações sobre a temática, qualificando estes espaços de aprendizagem, de modo que despertem ações nos ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Graduada em Matemática (UCPel) e Pedagogia (Universidade Dom Bosco), Mestra em Políticas e Gestão da Educação (CLAEH, Montevideo) e em Ensino de Ciências e Matemática (UFPel), Doutora em Educação em Ciências (UFRGS) e Pós-doutora em Educação em Ciências (UNIPAMPA). Atualmente é professora na UFPel.

Gustavo Griebler , Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Graduado em Sistemas de Informação (SETREM/UFSM), Especialista em Gerenciamento de Projetos (SETREM), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), Doutor em Educação em Ciências (UNIPAMPA) e Pós-doutor em Educação em Ciências (UNIPAMPA). É professor no Instituto Federal Farroupilha (Campus Avançado Uruguaiana). 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Bacharel em Fisioterapia (UFSM), em Letras – Português e Inglês (UNIP) e em Letras – Libras (UNIASSELVI), Especialista em Atendimento Escolar Especializado (FAEL), Mestre em Educação em Ciências (UFRGS), Doutor em Ciências Biológicas (UFSM) e Pós-doutor em Bioquímica (Universidade de Lisboa). É professor titular na Universidade Federal do Pampa (Campus Uruguaiana).

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos