PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns desafios que professores do ensino médio encontraram ao ministrarem a unidade curricular de projeto de vida no ensino emergencial remoto, partindo das experiências desenvolvidas no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula situado em Miracema do Tocantins e no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, situado em Miranorte – TO. O estudo discute a concepção de projeto de vida, bem como as leis e os documentos que regulamentam e orientam essa Unidade Curricular no ensino médio, descrevendo como os professores de projeto de vida adaptaram a unidade curricular ao ensino emergencial remoto durante a pandemia do COVID - 19. A pesquisa traz luzes para várias discussões acerca do uso de tecnologias na educação e sobre o projeto de vida no contexto escolar.
Referências
CAMARGO, Lucila. Orientação profissional: uma experiência psicodramática. São Paulo. Ágora., 2006.
CONSED. Novo Ensino Médio. 2016.
DAMON, W. O que o Jovem quer da Vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2008.
MACHADO, N. J. Educação: Cidadania, Projetos e Valores. São Paulo, SP: Escrituras, 2016.
SILVA, K. C. Educação para a Carreira e Projeto de Vida: confluência das representações sociais e do habitus estudantil. 2019. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35609. Acesso em: 30 mai. 2020.
SILVA, K. C.; CARVALHO, O. F. de. Trabalho e projeto de vida: Competência para a quarta Revolução Industrial.
DUARTE, Alexandre William Barbosa. Por que ser professor? Uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil. 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2000, p.123.
MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 8ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL.MINISTERIO DA EDUCAÇÃO.Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 28 DE MAIO DE 2021. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância.2021.
NÓVOA, Antônio (1992). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p3 e p.17.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porta Alegre: Penso, 2013.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 391 p, 2011.
VILELA, F.A; MANZINI, E.J; Tipos de pesquisas: enfoque na educação especial. Revista de Iniciação Científica da FFC. São Paulo, v.9, n.3, p. 285-292; 2009.
VELHO, G. (2003). Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
Evasão Escolar de Crianças e adolescentes aumenta 171% na pandemia.PORTALG1.SAO PAULO.Disponivel em:https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/12/02/evasao-escolar-de-criancas-e-adolescente-aumenta-171percent-na-pandemia-diz-estudo.ghtml.Acessado : 23 de maio 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).