PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL

  • Luciana Moreira Carneiro de França Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0009-0009-9165-335X
  • Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
Palavras-chave: Projeto de Vida. Ensino Médio. Ensino Remoto.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns desafios que professores do ensino médio encontraram ao ministrarem a unidade curricular de projeto de vida no ensino emergencial remoto, partindo das experiências desenvolvidas no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula situado em Miracema do Tocantins e no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, situado em Miranorte – TO. O estudo discute a concepção de projeto de vida, bem como as leis e os documentos que regulamentam e orientam essa Unidade Curricular no ensino médio, descrevendo como os professores de projeto de vida adaptaram a unidade curricular ao ensino emergencial remoto durante a pandemia do COVID - 19. A pesquisa traz luzes para várias discussões acerca do uso de tecnologias na educação e sobre o projeto de vida no contexto escolar.

Biografia do Autor

Luciana Moreira Carneiro de França, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, Licenciada em História, Pós - Graduada em Orientação, Gestão e Supervisão Escolar.

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). 

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Publicado
2024-09-20