EDUCAÇÃO INCLUSIVA E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
A democratização do acesso de todos à educação escolar nas últimas décadas do século XX e a entrada de novos (as) alunos (as) nas instituições de ensino, com novas demandas, gerou a necessidade de uma reconfiguração da educação que atente mais para as subjetividades e as diferenças e uma postura de busca por uma ruptura paradigmática, já que as atuais não têm correspondido às necessidades dos educandos, inclusive no ensino superior. No que tange as pessoas com deficiência, cabe as instituições de ensino se adequarem as suas particularidades de aprendizagem, para de fato, os incluírem e lhes proporcionarem uma educação de qualidade. Assim, o presente artigo é fruto de reflexões feitas sobre uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Bahia - Uneb, que teve como objetivo principal analisar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos com deficiência na instituição. Na pesquisa, foram utilizadas como instrumento metodológico entrevistas semiestruturadas com alunos (as) com deficiência que serviram para concluir que ainda existem muitas barreiras que dificultam a permanência bem sucedida desses alunos no nível superior, sobretudo no que tange ao espaço físico e ao currículo que muitas vezes não atendem as suas especificidades. Assim, esse artigo objetiva socializar tais reflexões e contribuir para a busca de uma educação que seja efetivamente equânime, de qualidade e inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência.
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