PSICANÁLISE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: ESCUTA E TRANSMISSÃO PSICANALÍTICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Psicanálise. Espaços Públicos. Clínica Ampliada. Extensão Universitária. Transmissão Psicanalítica.

Resumo

O trabalho apresentado é fruto de dois projetos de extensão universitária executados por coordenadora e por discentes para populações vulneráveis, crianças, adolescentes, usuários de serviços públicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O objetivo é discutir alguns dos vértices teóricos, metodológicos e considerações parciais advindas da execução de ambos, de maneira a propor bases para uma psicanálise comprometida com espaços públicos e com a escuta das pessoas vulneráveis e invisibilizadas. Os resultados apontam como a psicanálise dos espaços públicos, feita na práxis universitária, auxilia na construção de dispositivos potentes para uma clínica ampliada e na psicanálise como operador político, levando em consideração fenômenos complexos da realidade social. Por propiciar o acolhimento e a circulação livre das palavras e das brincadeiras, marca o lugar do outro como testemunha das histórias narradas.

Biografia do Autor

Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (FC/UNESP)

Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru-SP. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/SP. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Membro do NEEPPSICA - Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicanálise da FC/UNESP. Membro do Observatório de Educação em Direitos Humanos - OEDH-FAAC/UNESP.  

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Publicado
2023-08-11