MO(VI)MENTOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA POSIÇÃO DE PROFESSOR

Palavras-chave: Experiência formativa. Conversação. Espaços de palavra. Constituição identitária. Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de intervenção com orientação clínica em um curso de Letras, licenciatura em Língua Inglesa. O objetivo é discutir os efeitos de ações formativas que apostaram na metodologia da conversação, sob a perspectiva da relação psicanálise e educação. Foram propostos espaços de palavra em disciplinas de caráter prático da licenciatura, visando mapear os pontos de identificação que delineavam a constituição identitária dos professores em formação. Por meio de pontuações na conversação, foram feitas intervenções, de modo a ensejar a desestabilização da ancoragem do sujeito à rede significante, bem como movimentos de investimento subjetivo de sua ressignificação. Alguns dos efeitos da oferta da escuta e da circulação da palavra nos espaços mencionados são analisados neste artigo, a fim de problematizar a implicação subjetiva na formação inicial desses professores de inglês.

Biografia do Autor

Carla Nunes Vieira Tavares, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e em Ciências da Linguagem pela Université de Franche-Comté, França. Professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

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Publicado
2023-08-11