DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM UNIDADE DE ENSINO PRÉ-ESCOLAR EM BARRA DO GARÇAS – MT
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar o dimensionamento dos sistemas de proteção contra incêndios para edificação de uso coletivo com fins educacionais, conforme preconiza a legislação brasileira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso e demais normativos de padronização. O histórico de grandes tragédias de incêndios no Brasil devido a inexistência, subdimensionamento ou inoperância de sistemas de proteção denota a relevância do tema e a necessidade de atualização das pesquisas e estudos de caso como este. Além dos normativos, a pesquisa baseou-se na revisão de literatura sobre proteção contra incêndios. A metodologia foi a de estudo de caso, com análise e proposta de dimensionamentos de sistemas. A edificação escolhida para o estudo de caso foi uma escola de ensino regular de nível pré-escolar, localizada em Barra do Garças, MT. Foram realizados os dimensionamentos das medidas de segurança contra incêndio, considerando a população por pavimento, larguras mínimas de circulação, escadas, rampas e portas, distâncias máximas a serem percorridas até as saídas de emergência e extintores, tipo de escada, hidrantes ou mangotinhos, volume de reserva técnica e brigada de incêndio. Concluiu-se que trabalhos como este contribuem para o crescimento das pesquisas científicas de proteção contra incêndio no Brasil e podem servir de base para o aprimoramento dos normativos, avaliar os sistemas de proteção disponíveis, conferindo maior eficiência para as legislações e dimensionamentos futuros, já que sistemas corretamente dimensionados e operantes, além de preservar o patrimônio material, preservam o maior patrimônio de todos, a vida humana.
Referências
BRENTANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. Porto Alege: T Edições, 2007. 616 p.
CBMESP – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cartilha de orientações básicas noções de prevenção contra incêndio dicas de segurança. São Paulo, 2011.
CBMESP – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. IT nº 03: Terminologia de segurança contra incêndio. São Paulo, 2018.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Procedimentos administrativos. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 01/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Conceitos básicos de segurança. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 03/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Carga de incêndio. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 07/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Saída de emergência. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 13/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Sistema de proteção por extintores de incêndio. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 18/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Sistemas de proteção por hidrantes e mangotinhos. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 19/2020.
CBMMT – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO. Brigada de incêndio. Norma Técnica do Corpo de Bombeiros - NTCB nº 34/2020.
CBMRS– CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE SO SUL. Histórico: Grandes ocorrências no estado. Site Oficial. Disponível em: <http://www.cbm.rs.gov.br/historico >. Acesso em: 12 abr 2023.
ESPANHOL, R. A. Prevenção de incêndio em edificações acima de 6 pavimentos com mais de 20 anos na região central de Apucarana. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UFTPR. Campo Mourão, 2015.
GUERRA, A. M. Caderno de fenomenologia da combustão e agentes extintores – princípios básicos. Escola nacional de bombeiros, SINTRA, 2007.
FRITSCH, F. Gestão de projetos no âmbito da prevenção contra incêndio. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 86 p., Ijuí-RS, 2011.
MATO GROSSO. Lei Estadual nº 10402/2016. Fixa os critérios necessários à segurança contra incêndio e pânico nas edificações, instalações e locais de risco, nos termos do art. 144, § 5º, da Constituição Federal , combinado com o art. 82 da Constituição do Estado de Mato Grosso e o disposto na Lei Complementar nº 404, de 30 de junho de 2010, que dispõe sobre a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Disponível em: < https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=324180>. Acesso em: 12 abr 2023.
MEIRA, F. A. Avaliação em edifício escolar: segurança contra incêndio - APAE. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho). Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UFTPR. Pato Branco, 2014.
PIOLLI, O. J. Sistemas fixos de combate a incêndio. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Com Ênfase Ambiental), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2003.
SEITO, Alexandre Itiu. Fundamentos de fogo e incêndio. In: SEITO, Alexandre Itiu et al. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008. cap. IV, p. 35-54.
SILVEIRA, C. R. PPCI – Plano de Prevenção contra Incêndios – Projeto e Implantação em Edificações Públicas em Porto Alegre. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho), Universidade Federal do Rio Grande o Sul – UFRS. Porto Alegre, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).