ESPELHO DEMOCRÁTICO E SEUS REFLEXOS: MAPEAMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA COM ENFOQUE NO DESENVOLVIMENTO INFANTOJUVENIL ENTRE 2014 E 2021

Palavras-chave: Levantamento bibliográfico. Gestão democrática e participativa. Desenvolvimento infantojuvenil.

Resumo

Esta pesquisa apresenta o levantamento bibliográfico de Luz (2023) com o objetivo de compreender o processo da escrita científica para que pudéssemos encontrar os resultados que abordassem a discussão sobre o impacto da gestão democrática e participativa no pleno desenvolvimento infantojuvenil. Como aparato teórico, foram utilizados os embasamentos dos seguintes pesquisadores da área de metodologia de pesquisa: Martins (2000), Minayo (2002), Lima e Mioto (2007) e Mendonça (2017). Ao pensarmos a importância do levantamento bibliográfico, é seguro afirmar que a pesquisa científica se pauta nestes recursos e instrumentos metodológicos para encontrar os resultados desejados durante a pesquisa. Desse modo, ao pesquisar sobre os impactos da temática da gestão democrática e participativa no significativo desenvolvimento infantojuvenil é possível assegurar que somente por meio de uma gestão com estes princípios que poderá garantir-se uma educação de qualidade e que esteja atenta às necessidades dos seus cidadãos. 

Biografia do Autor

Mony Iaslyn Sampaio Luz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fernando Wagner da Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professor da educação básica na rede privada de ensino.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-Doutora em Educação (UFMT), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPq).

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Publicado
2023-10-25