RESGATE DA LÍNGUA ALEMÃ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
Resumo
O presente relato pretende apresentar primeiramente as dificuldades que tangem os estágios no curso de Licenciatura em Letras - Português e Alemão da UFPel, apontando em seguida o desenvolvimento de alternativas para que tanto os alunos do curso, quanto a comunidade escolar envolvidos se beneficiem da experiência. Ao focar na conscientização linguística e reintrodução da disciplina de língua alemã em escolas que outrora ofereciam o idioma, os estagiários ampliam sua inserção na comunidade como agentes da mudança no âmbito das políticas linguísticas. Discorre-se ainda sobre a experiência em si, a aplicação repetida de um mesmo plano para diferentes turmas, como fonte de reflexão sobre a responsabilidade do professor no processo de aprendizagem.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).