A UFAL E SUA TARDIA EXPANSÃO PARA O AGRESTE ALAGOANO: NOTAS SOBRE O SEU PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO
Resumo
O estudo analisa o processo de interiorização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para a mesorregião do Agreste Alagoano. Ao longo do texto, demonstra-se que as tensões existentes no tardio processo de interiorização da UFAL dialogam com o histórico descaso educacional presente em Alagoas. A criação desse estado foi fruto de um projeto econômico do plantio de cana para produção e comercialização de açúcar sem preocupação com o desenvolvimento educacional dos alagoanos. Tensionando essa cultura de morosidade educacional, o campus Arapiraca, primeiro momento de interiorização da UFAL, tem como condição de sua criação a adoção de um modelo curricular econômico, pautado na flexibilização. Tal modelo materializa uma universidade econômica cuja consequência é a precarização dos serviços ofertados. Conclui-se, assim, que a UFAL realiza uma trajetória controversa, pois amplia o acesso à educação superior de alunos pertencentes às classes mais pobres, mas o faz por meio da racionalização de recursos.
Palavras-chave: Educação Superior; Expansão/Interiorização; Alagoas.
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