A UFAL E SUA TARDIA EXPANSÃO PARA O AGRESTE ALAGOANO: NOTAS SOBRE O SEU PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO

  • Lavoisier Almeida dos Santos UFAL

Resumo

O estudo analisa o processo de interiorização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para a mesorregião do Agreste Alagoano. Ao longo do texto, demonstra-se que as tensões existentes no tardio processo de interiorização da UFAL dialogam com o histórico descaso educacional presente em Alagoas. A criação desse estado foi fruto de um projeto econômico do plantio de cana para produção e comercialização de açúcar sem preocupação com o desenvolvimento educacional dos alagoanos. Tensionando essa cultura de morosidade educacional, o campus Arapiraca, primeiro momento de interiorização da UFAL, tem como condição de sua criação a adoção de um modelo curricular econômico, pautado na flexibilização. Tal modelo materializa uma universidade econômica cuja consequência é a precarização dos serviços ofertados. Conclui-se, assim, que a UFAL realiza uma trajetória controversa, pois amplia o acesso à educação superior de alunos pertencentes às classes mais pobres, mas o faz por meio da racionalização de recursos.

Palavras-chave: Educação Superior; Expansão/Interiorização; Alagoas.

Biografia do Autor

Lavoisier Almeida dos Santos, UFAL

Estudou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió, tendo como pesquisa para conclusão de curso o tema "A ideologia Ufanista do governo ditatorial de Medici em uma perspectiva Marxista" que lhe rendeu a publicação de seu primeiro texto filosófico, em 2009, sobre o "Ufanismo Ideológico de Médici." Graduou-se em Letras, em 2011, com principal interesse na questão discursiva e suas relações significativas de poder. É especialista em ?Docência do Ensino Superior?, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade federal de Alagoas (PPGLL-UFAL).

Publicado
2018-12-07