POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, COM FOCO NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. PNEDH. PNDH-3. DNEDH.

Resumo

A perspectiva da Educação em Direitos Humanos (EDH), processo sistemático e multidimensional orientado para a formação de sujeitos de direitos, vai além da compreensão da educação enquanto direito reduzido à inserção dos indivíduos nas escolas, mas trata da construção de uma educação capaz de formar cidadãos, de fortalecer os processos democráticos e garantir a manutenção dos direitos humanos. Nesse sentido, o artigo objetiva analisar as possibilidades e desafios para a EDH nos documentos que a regulamentam, especificamente o PNDH-3, o PNEDH e as DNEDH. A leitura analítica desses documentos busca compreender de que forma a concepção usual dos direitos humanos atua sobre suas orientações e determinações para a EDH no país. Ancorada numa concepção eurocêntrica, a ideia da humanidade como requisito básico para efetivação dos direitos humanos leva-nos a questionar a qual humanidade tais documentos se referem e se, de fato, estes atendem ao caráter universal ao qual se propõem.

Biografia do Autor

Sara Estérfane Amorim Oliveira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Graduada em História pela Universidade de Pernambuco. 

Janaína Guimarães da Fonseca e Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UPFE). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, membra permanente do PROFHistória da UPE e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

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Publicado
2023-06-16