ENSINO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Palavras-chave: Ensino da PI. Propriedade Intelectual. UNIFAP.

Resumo

As discussões sobre propriedade intelectual são crescentes, especialmente com o surgimento da sociedade do conhecimento voltada para a tecnologia e comunicação, tornando-se necessário a formação de profissionais em PI. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo identificar a existência de cursos de capacitação voltados para os discentes e servidores da UNIFAP, com abordagem do tema propriedade intelectual. A pesquisa é bibliográfica buscando-se o aprofundamento de conhecimento sobre o assunto, a prospecção de materiais e a análise de documentos institucionais da instituição. Como resultado da pesquisa, observa-se o interesse da gestão em implantar a inovação no processo de ensino-aprendizagem, porém os únicos cursos ofertados não abordam o tema PI. Também se analisou as matrizes curriculares dos cursos disponíveis no Campus Marco Zero da UNIFAP, e foi identificado que somente o curso de direito oferta disciplina relacionada ao tema, alguns cursos de graduação ofertam disciplinas sobre inovação e empreendedorismo.

Biografia do Autor

Cleidiane Facundes Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Graduada em Secretariado executivo e Direito (UNIFAP), Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (UNIFAP).

Sheila Trícia Guedes Pastana, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora em Administração (pela Universidade Potiguar), Mestre em Desenvolvimento Regional (pela UNIFAP). Graduada em  Letras (UNIFAP) e Administração (Ceap). É professora na Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos