O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: UM BALANÇO PELA ÓTICA DE AIDA MARIA MONTEIRO DA SILVA

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Democracia.

Resumo

Esta entrevista buscou aprofundar discussões sobre os pilares da Educação em Direitos Humanos, seus desafios e conquistas ao longo de uma década no contexto brasileiro, especialmente após a promulgação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nesse sentido, a entrevistada, a professora Dra. Aida Maria Monteiro da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora de referência na área, nos oferece análises críticas e contextuais sobre o cenário da Educação em Direitos Humanos, bem como os retrocessos do cenário político nacional nos últimos anos, que tiveram incidências na efetivação de políticas públicas na área dos Direitos Humanos. Conclui-se a entrevista apontando uma agenda investigativa e formativa para a área da Educação em Direitos Humanos, tendo como pando de fundo o cenário de esperanças que se desenha no Brasil com o fortalecimento da democracia e a busca incessante pela defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pedagogo

Aida Maria Monteiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Direitos Humanos pelo Instituto de Derechos Humanos da Costa Rica/San Jose; pós-doutorado na Universidade do Porto/Portugal (2014-2015). Professora titular (aposentada) da UFPE/Centro de Educação, atuando no Programa Interdisciplinar de Direitos Humanos. Lider do Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania do Centro de Educação da UFPE, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Comitê Nacional em Direitos Humanos – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003.

BRASIL, Resolução n° 1 de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf.

BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em direitos humanos: diretrizes nacionais- Brasília: Coordenação de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013 (on line). Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131- educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 03 de maio de 2023.

BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República -Brasília: SDH/PR, 2010b 228p. Disponível em: https://www.ohchr.org/Documents/Issues/NHRA/ ProgrammaNacionalDireitosHuman os2010.pdf. Acesso em: 03 de maio de 2023.
Publicado
2023-06-16