SMART CONTRATS E A TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Palavras-chave: Smart Contracts. Teoria Geral dos Contratos. Contratos Inteligentes. Blockchain.

Resumo

A partir da criação das criptomoedas, a tecnologia blockchain ganhou visibilidade enquanto forma de proporcionar confiabilidade, segurança, privacidade, disponibilidade e transparência nas relações sociais, inclusive as econômicas. Um dos desdobramentos dessa transformação são os Smart Contracts ou contratos inteligentes. Trata-se de contratos digitais construídos em um código de computador e armazenados no blockchain, autoexecutáveis, de caráter descentralizado, e que prezam pela praticidade, redução de custos e pelo anonimato. Diante disso o trata da origem histórica e a evolução conceitual dos contratos inteligentes, apresentar as principais características dessa tecnologia, analisa, a partir da legislação pertinente aos contratos e da doutrina, se eles podem ser considerados um tipo específico de contrato, bem como as possíveis aplicações dessa tecnologia.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Cavalcanti Neto, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Mestrando pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduado em Direito Digital pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-graduado em Direito Eleitoral pela Escola Judicial Eleitoral de Pernambuco/Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Referências

BRAGA, Alexandre Melo. Tecnologia Blockchain: fundamentos, tecnologias de segurança e desenvolvimento de software. Campinas: CPQD. Disponível em: https://www.cpqd.com.br/wpcontent/ uploads/2017/09/whitepaper_blockchain_fundamentos_tecnologias_de_seguranca_e_desenvolvimento _de_softwar_FINAL˙pdf. Acesso em 12 abril de 2021.
DIGIDAY. How blockchain is used in media and advertising. Disponível em: https://digiday.com/marketing/cheatsheet-blockchain-media-advertising/. 2017. Acesso em 22 de abril de 2021.
DIVINO, Sthéfano Bruno Santos. SMART CONTRACTS: CONCEITOS, LIMITAÇÕES, APLICABILIDADE E DESAFIOS. ,Juris Plenum / Editora Plenum . Ano XV, n. 87 (maio/jun. 2019). Caxias do Sul, RS: Editora Plenum, 2019.
HONORATO, Isac. COINTIME. O que é Bitcoin? Qual a cotação e como funciona o Bitcoin. 2018. Disponível em: https://cointimes.com.br/o-que-e-bitcoin-cotacao-e-como-funciona/. Acesso em 22 de abril de 2021.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor – o novo regime das relações contratuais. 8. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
ORLANDO, Gomes. CONTRATOS. 19ª E. São Paulo: Forense. 2020.
ROPPO, Enzo. O Contrato. Coimbra: Almedina. 2009.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. 3.ed. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ROUSSEAU, J-J., O contrato social e outros escritos, São Paulo: Cultrix, 1980.
SANTT, Adam; GRIGG, Ian. 2018. Legal analysis of the governed blockchain. Norton Rose Fulbright.2018. Disponível em: ihttp://www.nortonrosefulbright.com/knowledge/publications/167968/legal-analysis-of-the-governed-blockchain. Acesso em 12 de maio de 2021.
SWAN, Melanie. Blockchain: Blueprint for a new economy. Sebastopol: O‘Reilly, 2015.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Direitos do consumidor: a busca de um ponto de equilíbrio entre as garantias do Código de Defesa do Consumidor e os princípios gerais do direito civil e do direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
VENOSA, Silvio. DIREITO CIVIL: CONTRATOS. 21ª Ed. São Paulo: Atlas. 2021.
FÍUZA, César. DIREITO CIVIL: Curso Completo. São Paulo: D’plácido. 2021.
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos