DISCURSO E REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA DA SECRETÁRIA EXECUTIVA NAS TELENOVELAS DA REDE GLOBO

Palavras-chave: Análise do discurso. Semiótica. Secretariado executivo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a representação da figura feminina construída pela telenovela da Rede Globo da profissional de secretariado executivo. O aporte teórico metodológico está pautado na ciência linguística com vertente na análise crítica do discurso e discurso imagético-verbal. A constituição do corpus deu-se por meio do levantamento de dados no site de arquivos “Globo memória” das Organizações Globo, a seleção da novela foi feita com recorte temporal a partir do ano de 1985, data da regulamentação da profissão de secretariado. Os resultados mostram a descaracterização da imagem da profissional secretária executiva e ainda identifica o fortalecimento de estereótipos não condizentes com a imagem da profissional de secretariado executivo. Conclui-se que a propagação de imagens ideológicas distorcidas da realidade do profissional de secretariado executivo dissemina estigmas sociais.

Biografia do Autor

Clarissa da Silva Rayol, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membra efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC. Integra o Preserv-ação: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Ciência e Meio Ambiente (UFRN/UFPA/CNPq).

Talita Rodrigues de Sá, Universidade do Estado do Pará (UFPA)

Cursando Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Mestrado em Educação UEPA (2013). Especialização em Estudos linguísticos e Análise Literária (2009). Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade da Amazônia (2007), graduação em Letras - Inglês pela Universidade da Amazônia (2012). Atualmente é docente efetiva - Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa- Letramentos e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa (GEPLEALP).

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Pará (UFPA)

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002). Mestre em Letras/Linguística (UFPA/1997). Especialista em Língua Portuguesa (UECE/1992). Graduada em Letras (UFPA/1983). Professor Titular e pesquisadora da UEPA, onde atua na Graduação em Letras, na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado do PPGED/CCSE/UEPA na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e na Pós- Graduação em Ensino de Língua e Literatura (mestrado do PPGELL/CCSE/UEPA, na Linha de Pesquisa em Linguística). Coordenadora do Curso de Letras do CCSE/UEPA (2014 a 2018). 

Referências

BRASIL. Código de ética da profissão de secretariado executivo. Diário Oficial da União, 7 jun. 1989.
BRASIL. Lei Federal nº 7.377/1985, de 30 de setembro de 1996. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras Providências. Diário Oficial da União, ano 1996, n. 9.261. Brasília, 1985.
CARVALHO, Antônio. Pires. Manual do secretariado executivo. São Paulo: D’ Livros Editora, 1998.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Traduzido por Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. El análisis crítico del discurso como método para la investigación en ciencias sociales. In: WODAK, Ruth.; MEYER, Michel. (org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 179-203.
FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.
GLOBO. Memória Globo. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2019.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. As representações sociais, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2001.
LOPES, Maria Immacolata Vassalloet et al. A telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Revista Comunicação & Educação, n. 26, p. 27-34, 2003.
MEYER, Michel. Entre la teoría, el método y la política: la ubicación de los enfoques relacionados con el ACD. In: WODAK, R.; MEYER, M. (org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 35-59.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NATALENSE, Liana. A secretária do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
PEREIRA, Germana da Cruz. As representações do gênero feminino no seriado televisivo a grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal. 2014. 155 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
REDE GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries / Projeto Memória Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
VALE Tudo. Direção-geral: Dennis Carvalho. Direção: Ricardo Waddington. e Paulo Ubiratan. Produção: Maristela Velloso. Roteiro: Gilberto Braga. Aguinaldo Silva. e Leonor Bassères. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 1988-1989.
VAN DIJK, Teun. Adrianus. Discurso e poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
Publicado
2024-02-21